3. Saúde
  4. Profissionais da atenção básica são capacitados sobre a importância do pré-natal habitual
Profissionais da atenção básica são capacitados sobre a importância do pré-natal habitual Autor: Katrine Bentes - Semsa

Katrine Bentes
A formação possibilita identificar e tratar precocemente condições e doenças que podem resultar em complicações durante o parto.

Visando aprimorar o cuidado prestado às gestantes na atenção básica, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu dois dias de capacitação, com o tema A Importância do Pré-Natal de Risco Habitual no Município de Santarém. O evento ocorreu nos dias 24 e 25 de abril, no auditório da Universidade do Estado do Pará (Uepa), reunindo aproximadamente 70 médicos e enfermeiros.

Durante o encontro, os participantes foram qualificados para identificar e tratar precocemente as principais condições e doenças que podem levar a complicações durante o parto, incluindo infecção urinária, pré-eclâmpsia, sífilis, diabetes gestacional e hemorragia pós-parto.

Larissa Ricarda, referência técnica em saúde da mulher da Semsa, explica que essa foi a primeira etapa dos treinamentos.

"O treinamento é para os profissionais que atuam na linha de base. Na ponta da corda, ou seja, na UBS, local onde se dá o primeiro atendimento das gestantes, lá no pré-natal. Nós iremos realizar mais duas capacitações com essa mesma temática para alcançar todos os profissionais que atuam no cuidado da gestante na atenção básica de Santarém," pontua.

Hélio Cabral, médico ginecologista e coordenador dos residentes de obstetrícia da Uepa, explica a importância do treinamento para identificar e tratar doenças que levam a complicações na hora do parto.

"A ideia é reforçar como os profissionais podem identificar as principais patologias que levam às complicações maternas no parto de alto risco. Destaco especialmente a infecção urinária, frequentemente subestimada, mas que pode levar a complicações graves, como parto prematuro, ruptura prematura das membranas e até mesmo à morte da paciente. Por isso, é fundamental dar a devida atenção à infecção urinária na gravidez. Além disso, durante o treinamento abordamos outras condições críticas, como pré-eclâmpsia, sífilis, diabetes gestacional e hemorragia pós-parto,” destaca.

Marcela Tolentino, representante do Comitê de Vigilância e Prevenção de Mortalidade Materna e Infantil da Sespa, destaca que o evento faz parte das estratégias para eliminar por completo a mortalidade materna e infantil em Santarém.

"Nosso objetivo é eliminar totalmente a mortalidade materna e infantil, e isso só é possível através do comprometimento e da qualidade do trabalho dos profissionais que estão na linha de frente, proporcionando uma assistência humanizada e eficaz. Um pré-natal bem conduzido, iniciado o quanto antes, é fundamental para identificar e tratar precocemente as doenças que podem representar riscos, contribuindo assim para a prevenção da mortalidade materna e infantil,” relata.

O evento foi uma iniciativa da Coordenação de Saúde da Mulher da Semsa, com o apoio da Sespa, o Projeto Saúde e Alegria (PSA), o Comitê Municipal e Regional de Mortalidade Materna.