A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reforça que o Programa de Controle do Tabagismo está disponível em quatro pontos da rede pública de saúde: o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Maracanã, Fátima/Aldeia/Laguinho e Santo André.
O programa tem como finalidade orientar e oferecer suporte aos usuários que desejam interromper o uso do cigarro. A iniciativa faz parte das estratégias do Sistema Único de Saúde (SUS) para o enfrentamento do tabagismo, que é um fator de risco para diversas doenças, entre elas, o câncer de pulmão.
Apesar da disponibilidade do serviço, a adesão dos usuários ainda é considerada baixa. Segundo a enfermeira Caren Barros, da UBS Aldeia, a procura é pequena. “Na unidade, por exemplo, apenas três pacientes se inscreveram, mas desistiram do acompanhamento. O programa é importante no enfrentamento ao tabagismo e está disponível para todos”, afirmou.
Na UBS Maicá, produtor de agricultura familiar urbana Zeli Ramos de Sá procurou o serviço e conseguiu parar de fumar após participar das atividades do grupo. Ele relatou que a orientação profissional e o acompanhamento foram determinantes para a mudança de hábito.
“Eu fiz um tratamento para parar de usar tabaco. Durante cerca de 40 anos da minha vida, enfrentei esse problema. Eu parava, mas depois voltava. Foi só depois, com a ajuda da enfermeira Ivana, que consegui fazer o tratamento e, graças a Deus, parei de vez. Com o auxílio da medicação, das conversas com várias pessoas da UBS e, claro, com o apoio dos meus amigos, consegui vencer. Desde o início, compartilhei com eles nos grupos, e recebi muito apoio. Isso foi fundamental para que eu conseguisse parar. Hoje, não tenho mais vontade de usar tabaco. O que mudou muito foi a minha respiração e a minha relação com o trabalho. Antes, às vezes me sentia mal pois eu ia a algum lugar, queria fumar e não podia, acabava me isolando. Agora, isso ficou para trás.“
De acordo com a enfermeira Ivana Pimentel, coordenadora da Atenção Primária à Saúde, o atendimento é gratuito e aberto à população. “As pessoas interessadas podem procurar a recepção de uma das quatro unidades. Durante os encontros, os pacientes recebem orientações sobre os riscos do tabagismo e estratégias para reduzir o consumo. A partir do quinto encontro, quando necessário, são prescritas medicações auxiliares no processo de cessação”, explicou.
Locais que ofertam o Programa de Antitabagismo em Santarém:
• CAPS AD III – Avenida Presidente Vargas, 2809, bairro Aparecida
• UBS Fátima/Aldeia/Laguinho – Rua Silvério Sirotheau Corrêa, 1711, bairro Centro
• UBS Santo André – Rua Edvaldo Leite, 1-7, bairro Santo André
• UBS Maracanã – Rua Vera Paz, 130, bairro Maracanã