A Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Ailton Barros está em sua 2ª missão, atendendo 11 comunidades ribeirinhas da região da várzea do Tapará Grande, de 19 a 22 de janeiro. Além da dispensação de medicamentos, a equipe oferecerá serviços que abrangem vacinação humana e animal,consultas médicas, odontológicas e ambulatoriais, incluindo diversas especialidades como Ginecologia, Pediatria, Psiquiatria, Medicina da Família, Clínica Geral, Infectologia e Geriatria. Essa ação é coordenada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em colaboração com a ONG Médicos do Mundo através do projeto Abarcar. A previsão é realizar cerca de 800 atendimentos.
Essa viagem faz parte do planejamento da Atenção Primária à Saúde. A assessora de Rios da Semsa, Tângara Sansil, agradece o apoio dos parceiros na expedição.
"Agradecemos a ajuda das parcerias nesta missão. As viagens, que costumam durar de 10 a 12 dias, agora serão feitas em quatro, graças ao apoio do projeto Abarcar que vai disponibilizar mais 31 profissionais, sendo 11 médicos. Com isso vamos proporcionar uma gama de especialidades médicas e dar celeridade aos atendimentos. Continuaremos levando saúde à população ribeirinha com firmeza. Essas parcerias fortalecem o SUS".
Cronograma da viagem
19 - Saracura e Igarapé da Praia
20 - Costa do Tapará
21 - Tapará Grande atendendo: Tapará Miri, Santa Maria, Boa Vista, Santana e Pixuna.
22 - Tapará Grande atendendo também: Correio e Barreira
Sobre o projeto Abarcar
O Abarcar, fundado em 2021, é um projeto da ONG Médicos pelo Mundo. Sendo uma iniciativa humanitária estudantil direcionada à prestação de serviços de saúde, por meio de um atendimento multiprofissional às pessoas em situações de vulnerabilidade ou afetadas por crises humanitárias, desenvolvendo ações de prevenção e cuidado aos pacientes.
Atualmente, tem três grandes frentes: Educação e Esperança e leva capacitação nos temas de saúde mental e primeiros socorros para os funcionários do Arsenal da Esperança, uma casa de acolhimento aos moradores de rua em São Paulo.
One World, que atende refugiados, principalmente os afegãos que estavam no Aeroporto de Guarulhos (SP), levando atendimento médico e entretenimento. E o Abarcar nas Águas visa levar ações médicas e sociais com recorrência para a região de várzea e do Tapajós.