3. Saúde
  4. Acessibilidade e inclusão: Prefeitura de Santarém e Apae entregam 52 cadeiras de rodas
Acessibilidade e inclusão: Prefeitura de Santarém e Apae entregam 52 cadeiras de rodas Autor: Agência Santarém

Katrine Bentes
Sete municípios foram beneficiados pela iniciativa.

A acessibilidade e a inclusão, pilares fundamentais do SUS, estão em destaque. Com o objetivo de promover a equidade no sistema de saúde, a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), realizou uma entrega marcante nesta terça-feira, 26, na quadra da unidade. Foram distribuídas 52 cadeiras de rodas de diversos modelos, abrangendo cadeiras de locomoção, cadeiras de banho e até cadeiras motorizadas.

Essa iniciativa integra as atividades do Centro Especializado em Reabilitação - CER II, que atua nas modalidades física e intelectual, por meio da Oficina Ortopédica Fixa na Apae. O recurso provém da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no SUS, do Ministério da Saúde, e os beneficiários foram previamente selecionados pela Central de Regulação da Semsa.

O secretário de Saúde, Albino Luciano, ressalta a importância do momento.

"Hoje é um marco histórico para o SUS, pois a entrega das cadeiras não só evidencia o compromisso com a acessibilidade, mas também destaca a importância da parceria entre a Prefeitura, por meio da Semsa, com a Apae".

A presidente da Apae, Jacirene Façanha, expressa sua gratidão à prefeitura pela parceria para aquisição das cadeiras de rodas.

"Este é um momento muito especial, em que entregamos 52 cadeiras não apenas para o município de Santarém, mas também para outros municípios. Valorizamos profundamente essa parceria com a prefeitura. Expresso meu sincero agradecimento ao prefeito por seu olhar diferenciado e compromisso social, especialmente em relação às pessoas com deficiência. Essa colaboração tem sido fundamental para a realização de nossas ações e projetos em prol da inclusão e acessibilidade de nossos pacientes".

O prefeito Nélio Aguiar destaca que a acessibilidade é um dos pilares de sua gestão.

"A Apae, com toda sua experiência e estrutura, realiza um excelente trabalho, e o apoio do SUS só vem para somar, permitindo que a população tenha uma vida mais digna. Temos investido constantemente em acessibilidade e inclusão, o que é refletido nas novas vias com calçadas, rampas de acesso e piso tátil. Então, estas cadeiras de rodas vêm para fortalecer esses esforços, proporcionando aos deficientes uma vida mais ativa e saudável".

A distribuição das cadeiras beneficiou diversos municípios da região, fortalecendo a descentralização e democratização dos recursos. Confira a quantidade distribuída por município:

- Almeirim: 04

- Itaituba: 01

- Jacareacanga: 03

- Mojuí dos Campos: 04

- Óbidos: 09

- Oriximiná: 15

- Prainha: 01

- Santarém: 15

TOTAL: 52

Cada cadeira foi cuidadosamente confeccionada para atender às necessidades individuais dos pacientes, sendo adaptada para proporcionar o máximo de conforto e funcionalidade.

Em seu emocionante discurso, o vice-presidente da Adefis, Rony Castro, que também é cadeirante, ressaltou a importância vital das cadeiras de rodas.

"Ganhar uma cadeira nova, toda equipada e pensada para você, é como ganhar um carro. A cadeira nos dá dignidade e mobilidade. Mais qualidade de vida para os cadeirantes. Estou muito feliz por presenciar esse momento histórico".

Ayrton Peixoto, 37 anos, morador do São Braz, teve sua vida transformada após um acidente de moto há 10 anos. Antes muito sociável, tornou-se recluso. Emocionado, expressa a alegria de receber uma cadeira motorizada.

"Essa cadeira de rodas vai ser uma bênção para mim, não só nos meus afazeres diários, mas também no meu lazer. Antes, eu evitava sair porque não queria depender dos outros. Agora, com a cadeira motorizada, finalmente terei a independência de sair com meus amigos sem depender de alguém para me empurrar ou me carregar. Isso vai revolucionar minha vida de uma forma que nem consigo expressar em palavras".

Daiana Paiva, de 33 anos, estudante de Pedagogia, celebra com emoção a realização de um sonho que foi adquirir a cadeira de rodas motorizada.

"Estou muito feliz por ter ganhado essa cadeira de rodas. É muito importante para a minha locomoção e vai mudar a minha qualidade de vida. Vai me ajudar nos meus estudos, pois realmente preciso. Como meu esposo tem moto, quando tenho que ir para a faculdade, primeiro ele tem que levar a cadeira de rodas e depois voltar para me buscar. Mas agora essa realidade vai mudar com a cadeira de rodas motorizada. Vai ficar muito melhor. É muito emocionante, fico pensando, há muito tempo eu queria uma cadeira de rodas como essa e hoje realmente realizei um sonho".