3. Saúde
  4. Obstetrícia do HMS volta a ofertar diariamente vacinas BCG e Hepatite B aos recém-nascidos
Obstetrícia do HMS volta a ofertar diariamente vacinas BCG e Hepatite B aos recém-nascidos Autor: Divulgação HMS

Natashia Santana
A Semsa vai disponibilizar o imunizante para o Hospital.

Efetuar a vacinação no recém-nascido é uma atitude extremamente importante para garantir sua saúde. Para fortalecer essa estratégia, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) aumentou a oferta das vacinas BCG e Hepatite B, que agora passam a fazer parte da rotina diária da obstetrícia do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo. Os bebês que estão na unidade são imunizados logo após as primeiras horas do nascimento.

A BCG e a vacina contra a Hepatite B são protetoras de doenças extremamente graves e mortais quando manifestadas na infância. Por esses motivos, elas precisam ser priorizadas. Segundo a responsável pela distribuição das vacinas, enfermeira Katia Moura, o objetivo é facilitar o acesso à vacina para as famílias e garantir a cobertura vacinal desde as primeiras horas de vida.

"Orientamos que quando a grávida vier até a obstetrícia ter o filho que traga as documentações e que não saia da unidade sem que o bebê tenha recebido essas primeiras vacinas. Lembrando que esse novo serviço é somente para os nascidos no HMS, aqueles que nasceram em outras maternidades devem procurar a UBS do bairro onde moram e ver o agendamento da semana”, informou Katia.

A obstetrícia tem uma sala específica para aplicação dos imunizantes e a equipe de enfermagem da unidade fará uma busca ativa todos os dias.

“É indispensável que a família desse bebê siga corretamente todo o calendário de vacinação. A vacinação, quando aplicada corretamente, diminui o risco de doenças e ajuda no desenvolvimento de forma saudável e adequada da criança”, destacou a enfermeira responsável pelo setor da obstetrícia, Rúbidia Lima.

A mamãe de “primeira viagem” Paula dos Santos adorou a oportunidade e o conforto de já poder vacinar o filho Pietro Kaique.

“Essa opção evita que a gente tenha que estar se locomovendo muito e assim podemos seguir o resguardo correto em casa. Eu gostei muito mesmo”.

Ana Paula já estava de alta, pronta para voltar a residência onde mora, quando soube da novidade. Ela, que é mãe de 9 filhos, sabe que não pode deixar de vacinar o bebê.

“Todos meus filhos têm a carteira de vacinação preenchida certinho. E agora ter essa facilidade de já sair do hospital com essas duas primeiras vacinas é a melhor coisa”.

Importância das vacinas

A BCG protege do Bacilo Calmette-Guerin que causa a tuberculose, uma doença altamente infecciosa e transmissível.  É uma vacina com dose única. Já a vacina contra a Hepatite B evita a infecção causada por um vírus que afeta o fígado, muito conhecido por causar o amarelamento da pele. Ela possui diversas doses e a primeira deve ser aplicada no músculo da coxa do bebê, nas primeiras 12 horas após o nascimento da criança.