1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Mais de 180 Agentes comunitários de saúde recebem capacitação sobre febre amarela
Mais de 180 Agentes comunitários de saúde recebem capacitação sobre febre amarela Autor: Ascom/ Semsa

Mais de 180 Agentes comunitários de saúde recebem capacitação sobre febre amarela

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
Os temas abordados incluem o ciclo de transmissão, a importância da vacinação, medidas para conter o Aedes aegypti, atualizações no financiamento da saúde e o registro de atendimentos no sistema.

Para reforçar a prevenção e o monitoramento da febre amarela no município, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu na manhã desta quinta-feira, 3, uma qualificação para Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).

 O evento aconteceu no auditório do Núcleo XII da Universidade Estadual do Pará (UEPA) e contou com a participação de 183 profissionais que atuam nas regiões de rios e planalto.

Durante a capacitação, especialistas compartilharam conhecimentos essenciais para o combate à febre amarela. O biólogo João Carlos Lira, do Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde (NTVS), abriu os debates explicando o ciclo de transmissão da doença. Em seguida, a coordenadora do programa de Informação, Educação e Comunicação (IEC), a enfermeira Tayanne Matos, destacou a importância da vacinação e orientou sobre os critérios para a aplicação do imunizante, incluindo os públicos-alvo e os momentos adequados para a imunização.

A agente de combate a endemias Lana Xavier apresentou recomendações práticas para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti e prevenir outras arboviroses. Para encerrar, Marcílio Sarmento discutiu as atualizações no modelo de financiamento da saúde e o processo de registro de atendimentos no sistema.

A coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS), Ivana Pimentel, ressaltou a importância da capacitação contínua dos profissionais. “A qualificação dos ACSs é essencial para fortalecer a prevenção e garantir um atendimento mais eficiente à população. Eles estão diretamente em contato com a população, orientando os moradores, identificando possíveis casos e encaminhando para a vacinação quando necessário. Isso contribui para um monitoramento mais eficaz da doença. Hoje capacitamos os agentes das regiões do planalto e dos rios, e em breve realizaremos um treinamento voltado para os profissionais da zona urbana”, afirmou.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.