1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Janeiro Branco: Semsa promove atividades de bem-estar e cuidados para servidores
Janeiro Branco: Semsa promove atividades de bem-estar e cuidados para servidores Autor: Ascom Semsa

Janeiro Branco: Semsa promove atividades de bem-estar e cuidados para servidores

Leandro Sávio Dias
Publicado em - Atualizado
Programação de três dias contou com escuta psicológica e testes de estresse e ansiedade.

A programação da campanha Janeiro Branco, desenvolvida pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), encerrou ontem, sexta-feira, 31, com ações voltadas aos servidores da Semsa.

Entre quarta (29) e sexta-feira, 31, os servidores participaram de uma programação interna, em que tiveram acesso a atendimentos especializados, incluindo escuta psicológica, testes de estresse e ansiedade.

A servidora A.C.C.S, 23 anos, procurou o atendimento no último dia da programação. E ao realizar o teste de classificação de estresse soube que está no estágio médio. Ela reconheceu que se considera muito ansiosa.

"E conversei com a psicóloga e achei muito bom. Sentia que estava precisando e até chorei”, expressou.

A programação organizada pela Divisão Técnica da Semsa contou com colaboração de psicólogas das equipes eMulti da Atenção Primária em Saúde, Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) e a parceria do Centro de Apoio Psicossocial II do Governo do Estado do Pará, que disponibilizou profissionais para os atendimentos durantes os três dias de ação.

De acordo com a coordenação,  foram realizados 30 testes de estresse e ansiedade, 20 servidores procuraram atendimento em escuta psicológica e 36 participaram das rodas de conversa. Durante as sessões, cada servidor pode fazer exercício de relaxamento por meio de pintura de desenhos.

A enfermeira responsável pelas Estratégias de Saúde Mental do Núcleo de Referência Técnica em Saúde (NRTS), Sílvia Letícia Gato, destacou que é o início de uma proposta que será implementada junto aos servidores, a fim de garantir que os profissionais estejam emocionalmente bem para exercer suas funções frente ao serviço de saúde.

"Observamos a necessidade desse cuidado, da escuta, de buscar saber, também, as necessidades dos trabalhadores. Então, com essa proposta, nós tivemos uma boa resposta e devolutivas das atividades realizadas. Acreditamos que se nós estamos aqui para cuidar da população, nós precisamos primeiro cuidar não só da saúde física, mas da saúde mental dos servidores”, afirmou a enfermeira Sílvia.

A secretária adjunta de Saúde, Irlaine Figueira, acredita que a mobilização para atender aos servidores tem como objetivo garantir um ambiente de trabalho saudável, além de promover a melhoria dos serviços prestados aos usuários do SUS.

“A iniciativa visa promover o bem-estar do quadro de colaboradores do administrativo e profissionais de saúde, reconhecendo a importância da saúde mental no ambiente de trabalho. Isso demonstra um compromisso com a qualidade tanto para os profissionais de saúde, como para a população que depende desses serviços”, declarou.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.