3. Saúde
  4. Janeiro Branco: Centros de Atenção Psicossocial de Santarém realizam ação integrada na Praça de Eventos
Janeiro Branco: Centros de Atenção Psicossocial de Santarém realizam ação integrada na Praça de Eventos Autor: Agência Santarém

Katrine Bentes
Atendimentos de saúde e atividades recreativas estavam entre os serviços ofertados.

Os três Centros de Atenção Psicossocial de Santarém realizaram, nessa terça-feira, 30, uma ação integrada em apoio à campanha Janeiro Branco. O CAPSi, que atende o público infantojuvenil, junto ao CAPS AD III, focado em problemas relacionados a álcool e outras drogas – ambos sob gestão da Prefeitura/Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) – e o CAPS II, destinado a adultos e gerenciado pelo Estado através da Sespa, uniram-se para promover atividades recreativas e discussões, além de incentivar o bem-estar emocional das pessoas que circulavam na praça.

Dentre os serviços ofertados: verificação de pressão arterial, pintura em papel e rosto, recreação, jogos pedagógicos, emissão de carteirinha de autismo e passe livre, oficina de desenho, aulão de ginástica e teste de estresse e ansiedade.

Para a coordenadora do Programa de Saúde Mental da Semsa, Letícia Gato, a união dos três centros reflete o comprometimento dos órgãos estaduais e municipais na implementação de políticas públicas de saúde mental.

"Neste mês, celebramos a campanha Janeiro Branco, e, por isso, intensificamos as ações dos CAPS. Focamos em ações extramuros para alcançar a população em geral e alertar sobre os cuidados emocionais, que muitas vezes são tratados de maneira banal e sem a devida importância. Com essas ações, conseguimos mostrar o trabalho que nossos centros desenvolvem e, de certa forma, estamos observando um ótimo feedback da população. Essa união dos órgãos públicos mostra o nosso comprometimento com a saúde mental dos usuários do SUS".

Sobre os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

Os CAPS integram a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Saúde Pública, desempenhando um papel estratégico no novo modelo dedicado ao cuidado da saúde mental. Atualmente, Santarém dispõe de três CAPS em pleno funcionamento.

O CAPS II, estabelecido em 2002 e sob gestão do Governo do Estado do Pará pela Sespa, proporciona atendimento aos adultos, focando em transtornos mentais graves e persistentes. Localizado na Rua Afonso Pena, 48, Santa Clara, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, com acolhimento por demanda espontânea. Os documentos necessários para atendimento incluem RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

O Caps AD III atende todas as faixas etárias por demanda espontânea, concentrando-se em pessoas com transtornos relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Localizado na Av. Presidente Vargas, 2809, Aparecida, funciona 24h, inclusive feriados e finais de semana. Das 8h às 18h, o atendimento é aberto ao público; após esse horário, ocorre apenas serviço interno com os pacientes em hospitalidade. Inaugurado em 2010, é gerenciado pelo município por meio da Semsa.

O CAPSi atende crianças e adolescentes de 2 a 17 anos com transtornos mentais graves e persistentes. Localizado na Trav. Silva Jardim, 1126, Aparecida, requer documentos como RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência, declaração escolar, certidão de nascimento, carteira de vacina e foto 3x4. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. O órgão foi inaugurado em 2022 e é gerenciado pelo município através da Semsa.