1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. I Encontro de Preceptoria da Atenção Primária à Saúde é realizado em Santarém
I Encontro de Preceptoria da Atenção Primária à Saúde é realizado em Santarém Autor: Divulgação Semsa

I Encontro de Preceptoria da Atenção Primária à Saúde é realizado em Santarém

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
Na ocasião, foi apresentado um protótipo em formato de cartilha com orientações para o fortalecimento do SUS.

Visando reforçar os conhecimentos teóricos/práticos e promover um SUS mais efetivo, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com o Hospital Sírio Libanês, realizou o I Encontro de Preceptoria da Atenção Primária à Saúde(APS), em Santarém, na quinta-feira, 15. A ação faz parte do Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS (DGPSUS). 

Na oportunidade, os profissionais da Semsa, Adriana Dias, Andressa Barbalho, Elba Silva, Gilcelana Duarte, Oldaisa Borges e Regiane Silva, com orientação do professor Sérgio Beltrão, apresentaram um projeto de intervenção voltado para a Atenção Primária à Saúde (APS): um protótipo em formato de cartilha com orientações para o fortalecimento da preceptoria no SUS e na APS. 

O evento foi realizado no auditório da Semsa e contou com a presença de uma equipe multiprofissional que atua no SUS, com enfermeiros, farmacêuticos, gestores, preceptores, terapeuta ocupacional, psicóloga, gestão, convidados representantes das instituições que têm o programa de residência inserido na APS. Em média, 50 pessoas participaram. 

A enfermeira e coordenadora do Centro de Referência em Saúde da Criança (Casa da Criança), Oldaisa Alves, explica a importância do evento para melhorar a oferta dos serviços no SUS. 

"O preceptor tem papel fundamental na formação dos profissionais de saúde, pois ele será o responsável por integrar a teoria à prática no contexto da residência multiprofissional, com o foco nas unidades básicas de saúde. Por isso, qualificar os preceptores que atuam no SUS é essencial. Além disso, a APS é a principal porta de entrada e o centro de comunicação com toda a rede de atenção à saúde para promover um SUS mais qualificado e eficiente".

De acordo com a fisioterapeuta e preceptora, Edylena Andrade, a preceptoria permite a formação de profissionais da saúde mais qualificados.

"A preceptoria é uma troca de conhecimentos, ao mesmo tempo que o preceptor ensina os alunos, ele também aprende com eles. Eu sempre falo que o objetivo da preceptoria é melhorar a qualidade do serviço. Quando temos um residente inserido no SUS atingimos isso, pois esse futuro profissional já conhece a realidade da saúde na rede pública, tanto suas fragilidades quanto seus potenciais. Com isso, ele trabalha juntamente com o preceptor para ofertar um atendimento ágil, multiprofissional e, claro, mais humanizado".

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.