3. Saúde
  4. Obras no HMS reformam e equipam setores de obstetrícia e emergência
Obras no HMS reformam e equipam setores de obstetrícia e emergência Autor: Agência Santarém

Obras no HMS reformam e equipam setores de obstetrícia e emergência

Katrine Bentes
Investimento garante melhor estrutura de atendimento aos usuários do SUS

O Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) está recebendo obras em dois setores: obstetrícia e emergência. A reestruturação é uma iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para garantir melhor estrutura de atendimento aos pacientes e aprimorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde.

Os serviços compreendem reformas de parede, portas, tetos, pintura, troca de piso, iluminação e instalação hidráulica. O investimento é proveniente do tesouro municipal e do recurso federal. Todas as obras devem ser concluídas no primeiro semestre de 2023.

O setor de obstetrícia está na 2ª etapa das obras. A 1ª foi entregue pela gestão municipal em novembro de 2021, e ampliou o espaço com duas enfermarias, um berçário com três ambientes e banheiros, posto de enfermagem, sala de exame e estar médico.

Obstetrícia foi equipada e está em 2ª etapa de obras

A 2ª etapa da obra no setor da obstetrícia está orçada no valor de R$ 323 mil, recurso proveniente do tesouro municipal. As reformas compreendem 5 enfermarias e 5 salas: de espera, de administração, parto, pré parto e estar de enfermagem. Duas salas já foram entregue em junho.

Além da reforma, a obstetrícia foi equipada com cinco incubadoras neonatais, cinco monitores multiparâmetros e duas mesas para impressoras.

Reformas buscam garantir atendimento humanizado e confortável

A obra no setor de emergência está orçada R$ 1,2 milhão, sendo R$ 973.188,75 proveniente do recuso federal e R$ 238.011,63 do tesouro municipal. As obras avançam e chegam a 74% de conclusão. Está em andamento a reforma de cinco salas: isolamento 1, isolamento 2, ultrassom, farmácia satélite e DML. Com a conclusão das obras, a equipe de engenharia irá reformar mais cinco salas (inalação, gesso, prescrição, medicação e estar médico).

A secretária municipal de Saúde, Vânia Portela, destacou que as obras são investimentos que a gestão municipal vem aplicando para assegurar atendimento qualificado.  “As reformas vão garantir melhores condições de atendimento na urgência e na obstetrícia, com um ambiente mais confortável, humanizado e salubre. Investir em saúde é investir em um futuro mais seguro. Temos consciência disso e também estamos reformando a UPA 24h, melhorando, portanto, as portas de acesso à saúde da população. Estamos acompanhando cada fase das obras para certificar a lisura de todo o processo”.

Obras devem ser concluídas em 1º semestre de 2023