A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h está recebendo obras de revitalização para melhorar o atendimento prestado à população e aprimorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde. Os setores que já receberam o investimento foram as salas odontológica, de aplicação de medicação e de inalação coletiva. A reestruturação é uma iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do Núcleo de Engenharia.
Os reparos, que iniciaram no mês de julho deste ano, serão feitos gradativamente para não interferir no atendimento da Unidade e avançarão ao longo de 2022.
As salas receberam serviços de pintura, troca de piso, iluminação e instalação hidráulica. Além da reforma, o consultório odontológico foi totalmente equipado e conta com cadeira odontológica, sugador, refletor, mocho, compressor, autoclave, fotopolimerizador, entre outros.
A coordenadora do Núcleo de Engenharia da Semsa, Samela Araújo, informou que toda a UPA será revitalizada, mas reforçou que a manutenção está sendo feita por etapas para não atrapalhar o atendimento da unidade.
“Três salas já receberam as obras. A revitalização avança gradualmente, sala por sala, para não prejudicar o pleno funcionamento da UPA”, pontuou a engenheira.
A titular da Semsa, Vânia Portela, ressaltou a importância da manutenção. “Esses reparos vão proporcionar um ambiente mais harmonioso, agradável e salubre para os pacientes, acompanhantes e para os profissionais da saúde. Mesmo com o subfinanciamento da saúde, a atual gestão, sob administração do prefeito Nélio Aguiar, não tem medido esforços para que o SUS funcione plenamente.”