Visando melhorar os indicadores do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está capacitando os enfermeiros e gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da zona urbana. A última qualificação ocorreu no laboratório de informática do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), na sexta-feira, 16, sendo ministrada pelos servidores Marcílio Sarmento e Lucas Geovane. Em média, 30 pessoas participaram.
O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS). É a partir desses dados que o Ministério da Saúde avalia os indicadores do Programa Previne Brasil.
"Esses sete indicadores são avaliados a cada final de quadrimestre. Estamos capacitando os enfermeiros para melhorar a qualidade no envio de informações do PEC, a fim de aperfeiçoar a aplicação de estratégias e operacionalização para o alcance dos Indicadores de desempenho do Previne Brasil; uso mais eficaz de Repositório on-line de informações de apoio ao cuidado para cada unidade de saúde; o uso de instrumentos de avaliação das ações da equipe”, pontua Marcílio Sarmento, chefe da Divisão de Desenvolvimento e Formação para o SUS.
O enfermeiro e coordenador da UBS Floresta, Sidney José, parabenizou a gestão pela ação.
"Essa capacitação foi esclarecedora, tirou muitas dúvidas e aprendemos a “brincar” com o PEC e logo estaremos “afiadíssimos”, e nosso dia a dia de trabalho será mais produtivo e eficiente para alcançamos as metas do Previne".
Sobre o Programa Previne Brasil - O Programa Previne Brasil traz um novo modelo para o financiamento da Atenção Primária no Sistema Único de Saúde (SUS). Ele foi criado por meio da Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. Esse modelo de financiamento é calculado com base no número de pessoas cadastradas, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.
Indicadores do Previne Brasil - Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS; proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenza e tipo b e Poliomielite inativada; proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.