3. Saúde
  4. Curso de manipulação de boas práticas e manejo adequado de açaí e pescado capacita mais de 220 pessoas
Curso de manipulação de boas práticas e manejo adequado de açaí e pescado capacita mais de 220 pessoas   Autor: Agência Santarém

Katrine Bentes
Ampliando boas práticas, Santarém reduz riscos de doenças associadas ao consumo alimentar.

A vigilância sanitária tem intensificado e diversificado os temas do curso de manipulação de alimentos. Neste ano, foram abertas turmas especiais para o manejo de açaí e pescado, formando quatro turmas, duas para cada tema, com 228 pessoas qualificadas. As últimas capacitações ocorreram no auditório do CIAM, nos dias 4 e 5 de abril, promovidas pela Prefeitura de Santarém, por meio do Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde (NTVS) da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Em 2024, foram ministradas nove turmas do curso de manipulação de alimentos em três meses, totalizando 559 pessoas capacitadas. Destas, duas turmas foram de Manipulação de Açaí, com um total de 78 pessoas, e outras duas de Manejo Adequado de Pescado, beneficiando 150 pessoas.

O objetivo é promover a segurança alimentar, capacitando os profissionais responsáveis pela manipulação do açaí e do pescado. Essa iniciativa visa garantir que esses alimentos cheguem ao consumidor com a máxima qualidade e segurança.

Durante as capacitações, foram abordados temas essenciais, como técnicas de manipulação adequada, prevenção de contaminação, armazenamento correto e higiene pessoal. Além disso, foram discutidos os principais riscos à saúde associados ao consumo de alimentos contaminados e as medidas preventivas necessárias para evitá-los.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Izenildo Pedroso, ressalta a relevância dessas iniciativas.

"Investimos em capacitações que são fundamentais para garantir a qualidade e segurança dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores. Capacitar os profissionais da área é essencial para reduzir os riscos de doenças transmitidas por alimentos e promover a saúde pública".

"Essas ações demonstram o compromisso das autoridades de saúde de Santarém em ampliar as boas práticas na manipulação de alimentos e proteger a população contra possíveis riscos à saúde. Através da educação e capacitação, é possível fortalecer os padrões de segurança alimentar e garantir uma alimentação saudável para todos”, pontua o coordenador do NTVS, Marcelino Xavier.