A programação da colônia de férias do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), órgão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ocorreu em três dias: 05, 12 e 19 de janeiro, oferecendo uma variedade de atividades recreativas para as crianças atendidas pela unidade, como a confecção de pipas, pulseiras de miçangas, oficina de culinária e a criação de brinquedos a partir de material reciclável. As ações foram coordenadas pela psicopedagoga Soraia Paiva e pela educadora física Kissiane Santos.
"Estes momentos desempenham um papel crucial na interação social dos nossos pacientes, sendo essenciais para o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Através dessas experiências, buscamos eliminar barreiras sociais, promovendo a inclusão. O ato de brincar possibilita o desenvolvimento de flexibilidade, memória, habilidades motoras, imaginação, criatividade, planejamento e autonomia nas crianças. Ao testemunhar a alegria estampada em seus rostos e a emoção ao realizar comandos propostos, confirmamos a importância dessas atividades,” pontua a psicopedagoga Soraia Paiva.
O CAPSi, integrante da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), foi inaugurado em 23 de junho de 2022, durante as comemorações dos 361 anos de Santarém, localizado na Trav. Silva Jardim, 1126, Aparecida, oferecendo atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
A unidade atende crianças e adolescentes de 02 a 17 anos que enfrentam intenso sofrimento psíquico devido a transtornos mentais graves e persistentes. Os serviços incluem atendimento individual e em grupo para crises, atividades familiares, atendimento domiciliar, intervenções na escola, comunidade, associações de bairros e outras instituições, além da dispensação de medicamentos.
Situações clínicas atendidas pelo Capsi incluem Esquizofrenia, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Ansiedade, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno de Estresse Agudo e Pós-Traumático, Transtorno Depressivo, Dependência química, e Transtorno Obsessivo Compulsivo.