3. Saúde
  4. CAPS AD III promove ação itinerante na orla de Santarém em alusão ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Álcool
CAPS AD III promove ação itinerante na orla de Santarém em alusão ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Álcool Autor: Agência Santarém

Katrine Bentes
Vacinação, orientação, aferição de glicemia e pressão arterial estavam entre os serviços oferecidos.

Nessa terça-feira, 20, a equipe multiprofissional do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPS AD III), órgão gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou uma ação itinerante na orla de Santarém em alusão ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Álcool. Na ocasião, diversos serviços foram disponibilizados, incluindo vacinação, orientação, educação em saúde, aferição de glicemia e pressão arterial. Cerca de 100 pessoas que estavam circulando no local participaram da atividade.

O principal objetivo da iniciativa foi ressaltar a importância do cuidado com os vícios, especialmente o consumo de drogas e álcool, além de sensibilizar sobre questões psicológicas e combater o estigma associado à saúde mental.

De acordo com Lidiane Lira, coordenadora do CAPS AD III, a ação foi fundamental, pois o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarros é amplamente normalizado, e muitas pessoas não reconhecem seu vício.

"Observamos uma normalização do consumo de bebidas alcoólicas e cigarros na sociedade, especialmente durante os fins de semana, que são frequentemente associados a essas práticas. Como resultado, os jovens estão se tornando dependentes e perdendo suas perspectivas de vida, muitas vezes sem perceberem que estão desenvolvendo vícios e, consequentemente, não procuram ajuda. Por essa razão, nossa iniciativa foi planejada para alcançar a população que frequenta a orla, com o intuito de conscientizá-la sobre os impactos negativos do uso excessivo de drogas lícitas e explicar os serviços oferecidos no CAPS, com o objetivo de auxiliar aqueles que desejam superar o vício e melhorar sua saúde mental. Além disso, disponibilizamos outros serviços essenciais, como a vacinação".

Sobre o Caps AD III: atende a todas as faixas etárias, por demanda espontânea, tendo como público-alvo: pessoas com transtornos ocasionados pelo uso abusivo de álcool e outras drogas. Localizado na Av. Presidente Vargas, nº 2809 - Aparecida, funciona 24h (horário ampliado em 2015), de segunda a domingo, incluindo feriados e finais de semana. Das 8h às 18h o atendimento é aberto ao público (depois desse horário só serviço interno com os pacientes em hospitalidade). Foi inaugurado em 2010 e possui mais de  4.500 pessoas cadastradas, é gerenciado pelo município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).