3. Saúde
  4. HMS recebe parecer técnico de conformidade com as normativas do Ministério da saúde
HMS  recebe parecer técnico de conformidade com as normativas do Ministério da saúde Autor: Ascom HMS

Ândria Almeida

O Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) encontra-se em conformidade com as normativas vigentes que regulamentam o serviço. Esse Parecer Técnico foi emitido pela Coordenação-Geral de Urgência do Ministério da Saúde (MS) de 8 de fevereiro,  após um período de ajustes e melhorias na unidade, entre elas, destaca-se a adoção de protocolos de segurança do paciente, priorizando a capacitação e fortalecendo a comunicação efetiva entre os profissionais. Dessa forma, a instituição reforça o compromisso em oferecer uma assistência de saúde qualificada e segura para a população.

No período de 1º de janeiro a 23 de fevereiro de 2024, foram promovidos 18 treinamentos para os colaboradores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas e HMS, com temas diversos que vão desde saúde mental até o plano de atendimento emergencial, com mais de 400 colaboradores capacitados.

Entre os treinamentos realizados está o de Hemorragia Pós-Parto: Prevenção e Tratamento, voltado aos profissionais do HMS e da Maternidade Sagrada Família, focando em atualizar e aprimorar as habilidades no manejo dessa condição crítica. A capacitação foi ministrada pelo médico ginecologista e obstetra, Dr. Hélio Cabral, e pela enfermeira pós-graduada em obstetrícia e neonatologia, Eliene Souza.

Outro treinamento voltado para melhoria e otimização  dos atendimentos foi o de Política de Gestão de Pessoas: Cultura da Qualidade/Fluxos e Rotinas, reunindo 30 servidores de diversas áreas do HMS e UPA. Este curso enfatizou aspectos vitais da gestão hospitalar e segurança do paciente, demonstrando a importância da integração e atualização contínua nas práticas administrativas e assistenciais.

A implementação do Grupo Técnico de Humanização do hospital foi uma das medidas importantes adotadas. Este grupo, fundamentado em princípios de humanização, foca no valor do indivíduo como um todo, promovendo um atendimento mais compassivo e integral. “Essa abordagem não apenas aprimora a experiência do paciente, mas também fortalece o relacionamento entre pacientes e a equipe médica, contribuindo para um ambiente de hospitalização mais seguro e um acolhimento eficiente e empático”, destacou a supervisora do setor psicossocial do HMS.