1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Abril verde: Cerest realiza palestra educativa para trabalhadores portuários
Abril verde: Cerest realiza palestra educativa para trabalhadores portuários    Autor: Ascom Semsa

Abril verde: Cerest realiza palestra educativa para trabalhadores portuários

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
Mais de 70 pessoas participaram da ação.

 

Na manhã desta sexta-feira, 28, a Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias de Saúde (Semsa) e Portos e Transportes Aquaviários (Sempta), em parceria com o Ministério Público do Trabalho, realizou palestra educativa para os trabalhadores portuários do Terminal Hidroviário de Santarém Joaquim da Costa Pereira. A atividade faz parte da programação da campanha Abril Verde, alusiva ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, com o tema "Parceiros da sociedade civil: trabalhando para a saúde e segurança". Mais de 70 pessoas participaram.

Na ocasião, estiverem presentes a secretária da Sempta, Sandra Santana , o coordenador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Baixo Amazonas, Gegê Farias, a representante da Média e Alta Complexidade (MAC), Leidiane Lopes, o grupo de crianças e adolescentes do Projeto Trasformar do URUARÁ, além de agentes de saúde do Cerest e os trabalhadores portuários. 

Diversos temas foram abordados referentes à segurança e saúde do trabalhador, as medidas importantes para preservar os profissionais dos mais variados setores na questão de segurança no ambiente do trabalho, o papel do Cerest e área de abrangência do centro, assim como a Política Nacional de Saúde do Trabalhador. 

“Intensificamos as ações nesse mês alusivo, mas durante todo o ano realizamos vistorias, capacitações e palestras educativas para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância”, relata o coordenador do Cerest, Gegê Farias. 

Sobre o Cerest Baixo Amazonas - O equipamento oferta atendimentos especializados em saúde do trabalhador. O centro abrange 20 municípios das regiões do Baixo Amazonas e Tapajós. Funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h, e fica localizado na Av. Presidente Vargas, nº 635, Prainha.

O atendimento ao usuário do SUS ocorre por demanda espontânea ou referenciação das UBS's, Centros de Especializados, Sindicatos, Ministério Público, e afins. Para isso, os documentos necessários são: carteira de identidade; carteira Profissional; cartão SUS; exames; laudos; atestados médicos relacionados com a doença ou o acidente de trabalho e comprovante de endereço.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.