Na segunda-feira, 7 de abril, quando se celebra o Dia Mundial da Saúde, teve início em Santarém o programa cirúrgico de enxerto ósseo alveolar. Uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Operação Sorriso. A primeira etapa foi a triagem de 44 pacientes, realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Fluminense. Nesta fase, os pacientes passaram por avaliação médica, e 25 deles foram selecionados para realizar as cirurgias, que acontecerão entre os dias 9 e 12 de abril, no Hospital São Camilo Santarém – Hospital e Maternidade Sagrada Família. Após os procedimentos, os pacientes permanecerão em observação e retornarão para consulta pós-operatória, marcada para o dia 17 de abril.
Além de recuperar sorrisos e autoestima, as cirurgias de enxerto ósseo alveolar são fundamentais para a saúde dos pacientes com fissura labiopalatina. O procedimento possibilita a reabilitação da arcada dentária, proporcionando suporte ósseo para o crescimento dos dentes permanentes e contribuindo para a fala e a mastigação adequadas.
Elciene Mota do Nascimento é mãe de Carlos Eduardo Mota do Nascimento, de 8 anos, que já passou por três cirurgias.
“Ele faz acompanhamento no Centro de Referência em Saúde da Criança desde muito pequeno, praticamente desde que nasceu. Ele está com oito anos e fez a primeira cirurgia quando ia completar um ano. Agora, vai passar por uma avaliação para saber se já está apto a fazer a cirurgia de enxerto ósseo. É muito gratificante ver todo esse cuidado. Eu agradeço a Deus todos os dias pela vida dos profissionais. Louvo a Deus por eles. Na Casa da Criança, ele recebe um ótimo acompanhamento. Toda terça-feira, ele vai para a consulta com o doutor Jocivan. Também faz outros acompanhamentos, como com a fonoaudióloga. Sempre que ele precisa de alguma consulta, é prontamente atendido.”
A Operação Sorriso retorna a Santarém após dois anos para atender pacientes acompanhados pelo Centro de Referência em Saúde da Criança – Casa da Criança, responsável pelo suporte às famílias e pelo encaminhamento dos casos. O projeto desta edição conta com mais de 40 voluntários de nove especialidades diferentes.
Mariana Alves, coordenadora da Operação Sorriso e gerente de programas, destacou a importância das cirurgias.
“Essa ação é fruto da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde da Criança. Os pacientes já vêm sendo acompanhados e estão sendo preparados com ortodontia para o procedimento. Hoje, passam por uma triagem com a equipe voluntária, e as cirurgias começam na quarta-feira. É lindo, porque além de resgatar sorrisos, devolve autoestima e saúde. Esse enxerto ósseo vai facilitar, inclusive, a alimentação.”
O médico otorrinolaringologista Jocivan Pedroso, que atua no Centro de Referência em Saúde da Criança, ressaltou a relevância da atuação conjunta entre o município e a Operação Sorriso no cuidado com pacientes fissurados. Segundo ele, a parceria tem garantido avanços importantes ao longo dos anos.
“A gente está nesse projeto em conjunto com a Operação Sorriso há 16 anos. Temos desenvolvido esse trabalho lado a lado, mas também contamos, aqui em Santarém, com um serviço específico de atendimento ao paciente fissurado, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde. É um atendimento pré e pós-cirúrgico, com uma equipe multiprofissional formada por otorrino, pediatra, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e psicólogo. Uma equipe completa fundamental para a reabilitação desses pacientes. A Operação Sorriso, nesta etapa, está focando nos pacientes que já foram operados, realizando cirurgias que chamamos de secundárias. Antigamente, não conseguíamos realizar nem as cirurgias primárias, mas hoje isso já é possível aqui em Santarém. E a Casa da Criança continuará dando todo o suporte no pós-operatório, que é tão importante quanto o momento da cirurgia.”
A realização desta edição do programa cirúrgico em Santarém só é possível graças à colaboração entre a Operação Sorriso, o Hospital São Camilo Santarém – Hospital e Maternidade Sagrada Família, a Prefeitura de Santarém, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Secretaria Regional de Governo do Baixo Amazonas e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (9ª Regional).
Além disso, conta com o apoio de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e empresas parceiras, a exemplo de: White Martins A Linde Company, Operation Smile International, Citi, Azul Linhas Aéreas, Cristália, Johnson & Johnson MedTech e Hasbro.
Operação Sorriso
A Operação Sorriso é uma organização médica sem fins lucrativos que oferece atendimento e cirurgias gratuitas para pessoas com fissuras faciais, como fissura labial e fenda palatina. Fundada em 1982, em Norfolk (EUA). A instituição atua em diversos países, incluindo o Brasil.
No Brasil, a Operação Sorriso conta com voluntários de diversas especialidades: cirurgiões plásticos, fonoaudiólogos, odontólogos, pediatras, anestesistas, psicólogos e assistentes sociais. Além das cirurgias, os pacientes recebem acompanhamento pós-operatório, especialmente por fonoaudiólogos e odontólogos.