3. Saúde
  4. 3ª edição da Mostra 'Pará aqui tem SUS': Semsa é destaque com 12 experiências exitosas compartilhadas
3ª edição da Mostra 'Pará aqui tem SUS': Semsa é destaque com 12 experiências exitosas compartilhadas Autor: Agência Santarém

Katrine Bentes
23 projetos foram apresentados, desses, quatro serão selecionados para Mostra Nacional que acontecerá em Goiânia-GO.

Nesta quarta-feira, 3, no auditório da Uepa, durante o período matutino e vespertino, ocorreu mais uma etapa da 3ª edição da Mostra Pará: aqui tem SUS, promovida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA). Ao todo foram apresentadas 23 experiências exitosas realizadas pelos profissionais das regiões de saúde de Baixo Amazonas, Xingu e Tapajós. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi destaque com 12 experiências exitosas aprovadas para o evento.

Das 23 apresentações, a banca avaliadora composta pelo coordenador da Uepa campus 12, Juarez Souza, o representante do Instituto de Saúde Coletiva da Ufopa, Rui Harayama, e a professora do Iespes, Feanciane Matos, selecionaram quatro experiências para participarem da 18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que acontecerá em Goiânia-GO. O resultado dessa etapa será divulgada no próximo dia 11.

Banca avaliadora selecionou quatro experiências para a mostra nacional, em Goiânia.

O objetivo do evento é propiciar o intercâmbio de experiências municipais bem-sucedidas no SUS, bem como estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções visando à garantia do direito à saúde.

Esse ano, o evento homenageia a precursora da mostra, Ângela Maria Pessoa de Oliveira. Uma profissional exemplar, que deixou um grande legado no SUS. Participou da fundação do Cosems/PA. Foi também gestora da Secretaria Municipal de Saúde de Abaetetuba e membro titular da CIB. Atuou pela Sespa e passou a fazer parte do quadro de colaboradores do Cosems/PA como técnica e depois como de secretária executiva.

Para assessora técnica do Cosems e coordenadora da mostra, Marlene Reis, o evento é um espaço de trocas que possibilita resolutividade no SUS.

Marlene Reis: "Assessora técnica do Cosems e coordenadora da mostra.

"Esse compartilhamento de experiências é fantástico. De repente, um município não consegue ver solução para determinadas questões que o outro município visualizou. Então, isso inspira as demais secretarias a agirem de maneira mais eficiente".

Nas outras edições do evento, as apresentações ocorreram em Belém. A titular da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, Irlaine Figueira, relata a importância da descentralização do evento.

"Ano passado, as apresentações ocorreram na capital do estado e Santarém participou com quatro projetos, tendo um premiado na mostra nacional. Que bom que o evento veio até Santarém, pois conseguimos mobilizar ainda mais os trabalhadores da saúde a participarem desse evento tão importante, em que a gente aprende a fazer o mesmo de forma diferente, isso fortalece cada vez mais o nosso trabalho e qualifica o SUS que fazemos diariamente".

Irlaine Figueira destaca a descentralização do evento.

Confira as experiências exitosas de Santarém apresentadas na 3ª edição da Mostra Pará: aqui tem SUS

• Projeto Vertical: conquistando sorrisos.

• Conferência Municipal de Saúde de Santarém: construindo o SUS com participação popular.

• Redução da transmissão vertical do HIV: relato de experiência em um município da Amazônia Brasileira.

Consultório na rua e os desafios do tratamento da tuberculose em pessoas em situação de rua.

Protagonismo da enfermagem para qualificação da atenção integral à saúde da mulher em Santarém.

• Expedições de saúde: caminhos para integralidade do cuidado as populações ribeirinhas da Amazônia.

• Pioneirismo da enfermagem no acesso à inserção de DIU T de cobre no município de Santarém.

• Juntos pela primeira infância: semana do bebê quilombola planalto Tiningú.

• A Psicoterapia como garantia da integralidade do cuidado em saúde mental na atenção primária à saúde.

• Adoles- essência: desconstruindo estigmas e reconstruindo novas rotas na saúde mental juvenil.

• Consultório domiciliar: garantindo a equidade do cuidado frente a pandemia de Covid-19.

• Levando acesso à população ribeirinha por meio da telemedicina: “APS Digital”.

Delegação de Santarém.