3. Pauta
  4. Sugestão de pauta: GT vai trabalhar Plano Municipal de Arborização em Santarém; Semma lança Serviço de Análise e Validação do CAR Online

Alanda Matos
.

Serviço

O quê: Criação do GT para a Elaboração do Plano Municipal de Arborização Santarém e lançamento do Serviço de Análise e Validação do CAR Online

Quando: 01 de junho de 2021 (terça-feira)

Hora: 16h

Onde: Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), localizado na Rua Adriano Pimentel, 296 – Centro.

Contatos: Júlio César Antunes – 93 99113 4553 – ascomsemma.stm@gmail.com

Como parte da Semana Municipal do Meio Ambiente de Santarém, será lançado o Grupo de Trabalho (GT) para a Elaboração do Plano Municipal de Arborização Santarém. A cerimônia de posse é nesta terça-feira (01), às 16h, no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam).

O GT tem como principal objetivo definir e sistematizar os parâmetros essenciais para a consequente elaboração do Plano Municipal de Arborização de Santarém.

O Grupo será composto por 34 membros, entre titulares e suplentes, do poder público, organizações não governamentais, empresas e instituições ligadas à pesquisa.

Na oportunidade também será lançado o Serviço de Análise e Validação do CAR Online pela Semma de Santarém. A Prefeitura de Santarém/Semma vinha realizando o procedimento somente de forma presencial. Agora, já possui o serviço online. É só acessar o site: www.santarem.pa.gov.br, procurar o banner “Licenciamento Online” e fazer a solicitação.

Como emitir o CAR?

O CAR é auto declaratório. O proprietário é quem declara as informações ao Estado. No entanto, é preciso validar os dados e saber se o que foi declarado confere com o imóvel, por isso é feita toda a análise documental da propriedade por órgão ambiental competente.

São verificados também as imagens de satélite para observar o tamanho, finalidade de uso, se há desmatamento ilegal, sobreposição de terras e ente outros.

Em Santarém existem aproximadamente 2 Mil e 800 propriedades que precisam validar o cadastro.

O CAR é uma espécie de identidade da área rural também utilizado por instituições bancárias como requisito para liberação de créditos

Semana Municipal de Meio Ambiente

A programação tem como tema “Caminhos para Sustentabilidade”. É uma realização da Prefeitura de Santarém, via Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma), Educação (Semed), Turismo (Semtur) e Saúde (Semsa).

A mobilização tem a parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa); Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA); Polícia Civil/Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Dempa); Ong Lar do Amor; Ong União Animal; Unimed; Cargill; Igreja do Santíssimo Sacramento; Associação de Moradores do Bairro Diamantino; Associação Comunitária do Residencial Salvação.

A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção da população para o uso sustentável dos recursos naturais para a preservação do planeta Terra e as condições de sobrevivência das futuras gerações.

01/06 (terça-feira)

- Alvorada do Ciamzito. Hora: 09:00. Local: Saída da Av. Anísio Chaves (em frente à Prefeitura de Santarém);

- Cerimônia de apresentação do Grupo de Trabalho para Elaboração do Plano Municipal de Arborização e Lançamento do Serviço de Análise e Validação On-line do CAR pela Semma. Hora: 16:00. Local: Auditório do Ciam.

02/06 (quarta-feira)

- Menos Plástico, Mais Vida. Hora: 09:00. Local: Praça do Relógio;

03/06 (quinta-feira)

- Missa de Corpus Christi, com menção ao Dia Nacional da Educação Ambiental. Hora: 07:00. Local: Igreja do Santíssimo Sacramento;

04/06 (sexta-feira)

- Coleta seletiva de óleo residual de cozinha. Hora: 19:00. Local: UMEI Diamantino.

05/06 (sábado)

- De Bem com o Verde. Hora: 07:30. Local: Escola Aldo Ferreira Campos, anexo ao Residencial Salvação.

06/06 (domingo)

- Pit stop animal: arrecadação de ração, medicamentos, material de higiene e limpeza para cães e gatos. Hora: 18:00. Local: Praça Barão de Santarém (ao lado do Centro Cultural João Fona);

Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente - Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado em 05 de junho.