3. Meio Ambiente
  4. Workshop de compostagem é realizado no bairro Mapiri
Workshop de compostagem é realizado no bairro Mapiri Autor: Divulgação Semma

Workshop de compostagem é realizado no bairro Mapiri

Neysle Magalhães
Atividade aconteceu na manhã desta quinta-feira (23) e contou com a participação de servidores da Semma, Semap, acadêmicos de Direito da Ulbra, alunos e moradores do bairro.

Foi realizado na manhã desta quinta-feira (23), o I Workshop de compostagem no bairro Mapiri. A ação foi idealizada pelos acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário Luterano de Santarém (Ceuls/Ulbra) e contou com o apoio da Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Semma) e Agricultura e Pesca (Semap) e da Associação de Moradores do Bairro Mapiri (Amobam).

A atividade começou com palestras onde o professor Miguel Borguezan e os acadêmicos repassaram informações sobre a necessidade da coleta seletiva, da compostagem e de atitudes que promovam o bem-estar socioambiental.

"Cada santareno produz em média de 700 a 800g de resíduos por dia. Agora multiplica por 30, multiplica por 12 e vê quanto isso dá em um ano. As pesquisas científicas mostram que de 70 a 80% desse material que vai pro lixão poderia ser ou reciclado ou reutilizado. Por isso é necessário ensinar a população a cuidar desse material e, quem sabe, ganhar dinheiro com isso”, ressaltou o docente.

Logo após as primeiras palavras, foi a hora do Sr. Antônio Lira, servidor da Semap, repassar as orientações sobre a criação de uma composteira. Com uma vasta experiência e conhecimento sobre o assunto, seu Antônio levou os participantes da oficina para pôr as mãos na massa, ou melhor, na terra.

A composteira foi criada no fundo do quintal da Associação. O material produzido a partir desse método, servirá para as hortas comunitárias, para doação aos moradores associados e para geração de renda da própria Amobam. O presidente da Associação ressaltou a importância de receber essa oficina e a necessidade de expandir essa ideia a outros espaços.

"Ficamos felizes em recebê-los e em ver nossos moradores participando dessa ação. Tenho certeza que muito conhecimento foi adquirido e que esse conhecimento não ficará somente aqui, mas será ampliado, chegando à casa dos nossos moradores, às nossas escolas e tantos outros espaços que podem ser uteis para essa atividade”, destacou Renato Guimarães.

"Se eu tiver a consciência de que o resíduo orgânico pode ser reutilizado e que outros materiais podem ser reciclados, vamos sair da estatística e da crítica, porque é fácil criticar os responsáveis, mas não pensamos que todos nós somos corresponsáveis, através dessa separação, através da participação efetiva na coleta regular, colocando o lixo no horário e lugar correto. Que essa atividade inspire outras pessoas e que seja levada adiante”, concluiu o secretário de Meio Ambiente, João Paiva.