3. Meio Ambiente
  4. Prefeitura reúne com donos de carros publicitários para diálogo sobre regularização da categoria
Prefeitura reúne com donos de carros publicitários para diálogo sobre regularização da categoria Autor: Masih Saldanha

Masih Saldanha
Reunião teve como objetivo orientar os profissionais e levar informação aos que ainda não se regularizaram

Quem passa pelo centro comercial de Santarém já está habituado aos carros de som fazendo anúncios de lojas e eventos. No entanto, é necessário estar regularizado para poder prestar este serviço de forma legal.

Pensando nisso, a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou na manhã desta quarta-feira (17), uma reunião com um grupo de trabalhadores da categoria para dialogar sobre a regularização daqueles que ainda não o fizeram, bem como tratar sobre os limites de volume a fim de evitar a poluição sonora na cidade.

Para Inael Silva, proprietário de carro publicitário, a licença não é apenas uma formalidade, ela serve como guia ao trabalhador para mantê-lo sempre protegido dentro da lei. “Na licença constam as condicionantes para trabalhar, por tanto, aqueles que estão devidamente licenciados têm total noção dos limites legais como abaixar o som ao passar por escolas e hospitais, os horários permitidos para trabalho que são das 08:00h até às 12:00h e das 14:00h até as 19:00h dentre outras informações que orientam o trabalhador.” destacou o autônomo.

O Secretário de Meio Ambiente João Paiva frisou o caráter educativo da reunião. Para ele, a conscientização é importante para prevenir problemas. “Felizmente estamos num período de fim da pandemia e com isso o setor de divulgação e entretenimento estão voltando a ganhar mais força, por isso é necessário ter essa conversa com a categoria para orientá-los à regularização para que vocês possam realizar os seus trabalhos com total segurança e dentro da lei.” pontoou o Secretário.

Ao final da reunião, foi distribuído aos trabalhadores um “check list” de documentos para quem ainda não se regularizou saber o que precisa para poder tirar sua licença diretamente na Semma. Segue a lista dos documentos necessários.

Check list para autorização de propaganda volante:

• Formulário de requerimento;
  • Documentos pessoais de identificação;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de antecedentes criminais;
  • Documento do veículo (regularizado junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran);
  • Habilitação do condutor, compatível com a categoria do veículos;
  • Comprovante de pagamento da taxa de autorização.