Na manhã desta quinta-feira, 28, a Prefeitura Municipal de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), participou de audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal de Santarém para discutir os impactos das queimadas na região. O evento, convocado em caráter de urgência, reuniu representantes de diversas entidades públicas e ambientais para tratar sobre as consequências da fumaça na saúde da população e no meio ambiente.
Durante a audiência, foi ressaltado o aumento significativo de problemas respiratórios, especialmente entre crianças e idosos, em decorrência da fumaça proveniente das queimadas. Além dos efeitos na saúde, os danos ambientais incluem a degradação da biodiversidade e a alteração dos ecossistemas locais.
Leia também:
- Vigilância Sanitária realiza "Operação Boas Festas” em Santarém
- Obra de pavimentação da estrada de Ponta de Pedras alcança 50%
- Prefeitura de Santarém entrega a revitalização da Rede de Frio da Semsa
O secretário municipal de Meio Ambiente, João Paiva, citou o Decreto nº 698/2024, que declara situação de emergência ambiental no município de Santarém, e apresentou as ações da Prefeitura no combate aos focos de incêndio.
“Estamos emitindo boletins de informações meteorológicas, intensificando a fiscalização de denúncias e em áreas críticas e trabalhando em parceria com outros órgãos para garantir a efetividade das ações”, afirmou o secretário. Além disso, ele destacou a realização de campanhas de conscientização para orientar a população sobre os riscos das queimadas.
A audiência contou com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Civil, Policia Militar e dentre outros órgãos, além de representantes da sociedade civil e instituições acadêmicas.