A Prefeitura de Santarém, por meio da Vigilância Sanitária (VS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inicia na próxima segunda-feira, 02/12, a "Operação Boas Festas”. A ação, que se estenderá até o dia 31 de dezembro (terça-feira), tem como objetivo fiscalizar e orientar mercados, feiras, supermercados, padarias, restaurantes, churrascarias e açougues, assegurando que os produtos comercializados estejam em boas condições de consumo.
Durante a operação, equipes da VS visitarão estabelecimentos comerciais para verificar o armazenamento, acondicionamento e exposição de alimentos, além de orientar os empresários sobre as boas práticas de manipulação. A iniciativa busca garantir a qualidade dos produtos oferecidos à população e prevenir possíveis riscos sanitários.
Leia também:
- Obra de pavimentação da estrada de Ponta de Pedras alcança 50%
- Prefeitura de Santarém entrega a revitalização da Rede de Frio da Semsa
- Rota turística internacional é destaque no Centro Cultural João Fona
O coordenador da Vigilância Sanitária, Izenildo Pedroso, reforça o caráter educativo da operação: “Essa ação tem o propósito de promover boas práticas na produção e manipulação de alimentos, minimizando ou eliminando potenciais riscos à saúde. Atuaremos por zonas da cidade — Oeste, Leste, Norte, Sul e Central —, sempre próximos à população e aos empresários, transmitindo segurança alimentar. Nosso objetivo não é apenas punir, mas orientar, proporcionando aos comerciantes a oportunidade de se adequar às normas da Vigilância Sanitária”.
A secretária municipal de Saúde, Joyci Nobre, também destaca a relevância da fiscalização: “A Vigilância é essencial para proteger a saúde pública, garantindo a qualidade dos alimentos e prevenindo doenças, intoxicações e acidentes. A Operação reforça o compromisso da Semsa com a saúde pública, especialmente num período de grande movimentação comercial e consumo, assegurando que a população celebre com alimentos seguros e de qualidade”.