1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Meio Ambiente
  4. Semma alerta para os cuidados com os animais durante onda de calor
Semma alerta para os cuidados com os animais durante onda de calor Autor: Arquivo - Agência Santarém

Semma alerta para os cuidados com os animais durante onda de calor

Neysle Magalhães
Publicado em - Atualizado
Ambiente arejado, água sempre disponível, banhos e tosas estão entre as dicas. Confira.

O Brasil inteiro tem passado por uma extensa onda de calor. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de setembro está em um alerta de nível laranja – que representa perigo. Esses alertas são emitidos quando a temperatura passa pelo menos 5°C da medida histórica para o período.

Por conta dessa previsão, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), alerta para alguns cuidados que devem ser tomados com os animais, auxiliando no bem-estar dos bichos.

A primeira delas é manter o pet sempre hidratado. Para isso, é importante disponibilizar água fresca e limpa à vontade, distribuindo vários potes com água pela casa e adicionando cubos de gelo, trazendo mais refrescância. Além disso, o bebedouro deve estar posicionado em local protegido do sol.

Também é importante evitar passeios e exercícios em horários mais quentes do dia. O chão e o asfalto quente podem incitar queimaduras graves nas patas dos pets.

Aos "peludinhos", a tosa pode ser uma boa ideia para refrescá-lo. Porém, tome cuidado para não retirar o pelame em excesso, pois isso pode expô-lo aos raios solares e provocar queimaduras. E assim como nós humanos, um bom banho refrescante também pode ajudar nesse processo.

Vale ressaltar que é necessário manter o animal em ambiente arejado, protegido e com sombra, evitando a hipertermia - também conhecida como insolação. Essa é uma condição ocasionada pela elevação da temperatura corporal do animal, quadro que eleva o risco de falência múltipla de órgãos e, consequentemente, pode levar o pet a óbito.

É importante estar atento aos sinais, com a respiração ofegante ou superficial e pulso e batimentos cardíacos acelerados. Língua arroxeada, desorientação, tremores, desmaio e vômitos podem indicar um quadro ainda mais grave, que exige cuidado médico emergencial.

A Lei nº 20.156, de 11 de maio de 2017, dispõe sobre as penalidades a serem aplicadas à prática de maus tratos aos animais e dá outras providências, por isso, caso essas recomendações não sejam seguidas, colocando em risco a integridade do animal, as denúncias podem ser encaminhadas à Semma através do telefone (93) 3522-5452, de 8h às 14h, ou via WhatsApp (93) 99209-4670.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.