1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Meio Ambiente
  4. Semma divulga resultado do monitoramento de balneabilidade das praias de Santarém
Semma divulga resultado do monitoramento de balneabilidade das praias de Santarém Autor: Arquivo - Agência Santarém

Semma divulga resultado do monitoramento de balneabilidade das praias de Santarém

Neysle Magalhães
Publicado em - Atualizado
As coletas se deram no período de 26 de maio a 16 de junho de 2023, nas praias da orla fluvial, à direita do rio Tapajós; também houve identificação do IQA dos lagos Papucu e Mapiri.

PRÓPRIA/EXCELENTE, este foi o resultado apontado no relatório oficial do 3º Monitoramento de Balneabilidade das Praias de Santarém. O estudo faz parte do Contrato nº 008/2022, firmado entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e a AmazonHidro – Engenharia Ambiental e Análise de Água LTDA.

As análises foram realizadas em consonância com a Resolução Conama 274 de 2000, sendo considerados como parâmetros microbiológicos indicadores de qualidade balnear, Escherichia coli e coliformes termotolerantes, além do parâmetro químico e potencial hidrogeniônico.

As coletas ocorreram no período de 26 de maio a 16 de junho de 2023, nas praias da orla fluvial, à direita do rio Tapajós. Em cinco campanhas, 11 pontos - Ponta do Muretá, Ponta de Pedras, Pajuçara, Maracanã e Alter do Chão - foram testados.

Após as coletas, foram gerados laudos laboratoriais, boletim de balneabilidade e parecer conclusivo sobre as condições de balneabilidade dos balneários/praias. Todas os laudos constataram a qualidade como Própria/Excelente.

Em cinco campanhas, 11 pontos na Ponta do Muretá, Ponta de Pedras, Pajuçara, Maracanã e Alter do Chão, foram testados.

 

Também foram realizados testes para verificar o Índice de Qualidade da Água (IQA) dos Lagos Urbanos Papucu e Mapiri. Solicitado pelo Ministério Público do Estado do Pará, o estudo está em consonância com a Resolução Conama n° 357/2005.

Nesse caso, foram analisados parâmetros relacionados à qualidade da água (Potencial de Hidrogênio (PH), Coliforme Termotolerantes (CT), Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Nitrato Total (NO3), Fósforo Total (PT), Temperatura (TEMP), Turbidez (TURB), Sólidos Totais (ST) e Oxigênio Dissolvido (OD).

Nestas análises, a qualidade da água foi considerada boa. Além disso, tanto o lago do Mapiri, quanto o lago do Papucu apresentaram melhoras em seus índices de qualidade da água com relação ao último período monitorado (janeiro).

Essa foi a segunda campanha de coleta de amostras nos lagos Papucu e Mapiri. As coletas deste programa de monitoramento serão realizadas quadrimestralmente ao longo de um ciclo anual no sentido de se relacionar a qualidade da água encontrada com a variação de cota do regime fluvial do rio Tapajós.

As coletas ocorreram no período de 26 de maio a 16 de junho de 2023

 

"Esse resultado só reforça o compromisso do governo Nélio Aguiar com o meio ambiente. Desde 2016, a Secretaria de Meio Ambiente vem realizando estas pesquisas e constatando não só a qualidade da água como própria, mas a melhora em relação aos resultados. É importantíssimo manter essas metas e fazer esses testes, dando segurança a quem frequenta as praias e também mostrando à população e aos turistas que além de belas, nossas praias também são seguras”, disse o secretário de Meio Ambiente, João Paiva.

 

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.