3. Meio Ambiente
  4. Semma atua na remoção de enxame de abelhas em Santarém
Semma atua na remoção de enxame de abelhas em Santarém Autor: Divulgação Semma

Semma atua na remoção de enxame de abelhas em Santarém

Neysle Magalhães
Abelhas africanizadas estavam causando transtornos à população; pelo menos 30 pessoas já haviam sido atacadas.

Uma força-tarefa realizada na tarde de segunda-feira (25) erradicou um enxame de abelhas na Avenida Maracanã, próximo à Escola Municipal Dom Floriano. A operação foi realizada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), com o apoio das Secretarias de Educação (Semed), Mobilidade e Trânsito (SMT) e Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb).

Por estarem em um poste de energia elétrica, também foi necessário o auxílio da Equatorial Energia, que fez o desligamento da rede, evitando possíveis acidentes. Um apicultor, especializado na remoção e erradicação desses insetos, também foi essencial para que tudo corresse bem.

A operação foi realizada para encerrar um ciclo de ataques realizados pelas abelhas. Segundo moradores, pelo menos 30 pessoas já haviam sido atacadas, algumas precisando até serem levadas ao Pronto Socorro Municipal. As aulas na escola Dom Floriano também estavam prejudicadas desde o dia 15 de setembro, quando precisaram ser suspensas por conta dos ataques.

Após estudo do local e do enxame, foi possível constatar a impossibilidade de se realizar captura ou afugentamento das abelhas, procedendo então para a erradicação do enxame com a utilização de defensivo químico de uso imediato e ação residual. O local de acesso ao interior do poste foi vedado para evitar novo enxameamento na estrutura.

"Frisa-se que a erradicação é uma medida extrema e de exceção quando há risco à saúde e à vida humana, sem possibilidade de se realizar afugentamento ou captura. Nós agradecemos a todos os entes envolvidos para solucionar o problema, que punha em risco a integridade física da comunidade, em especial a escolar.”, destacou Francileno Rêgo, biólogo da Semma responsável pela operação.