1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Meio Ambiente
  4. Semma apreende mais de 10 mil reais em apetrechos de pesca
Semma apreende mais de 10 mil reais em apetrechos de pesca Autor: Divulgação Semma

Semma apreende mais de 10 mil reais em apetrechos de pesca

Neysle Magalhães
Publicado em - Atualizado
Material era utilizado de forma ilegal para a pesca predatória; 20 quelônios, também, foram devolvidos ao habitat natural.

Na última sexta-feira (22), uma operação realizada Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), apreendeu mais de 10 mil reais em apetrechos de pesca. A operação foi realizada na Ilha do Bom Vento, região de várzea, às margens do Rio Amazonas.

A demanda operacional foi recebida por meio de denúncia através do canal do WhatsApp da Semma. Segundo os informantes, vários homens estavam realizando a pesca predatória no local com a captura de peixes em arrastão e, também, quelônios. Ao chegar ao local, a equipe de fiscais se deparou com essa realidade, confirmando a denúncia.

 

 

Na ocasião, foram apreendidos diversos apetrechos de pesca, entre eles malhadeiras para captura de quelônios e também em forma de "saco", tipicamente utilizadas para arrastão, o que também é proibido.

Mais de 20 quelônios também estavam nas canoas e bajaras, por aparentarem estar saudáveis, os animais foram devolvidos ao habitat. Ninguém foi preso.

O material apreendido, somado em mais de 10 mil reais, foi trazido à Semma e será transformado e doado. 

 

Crime ambiental

 

Conforme a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/1998 matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, é crime ambiental.

O infrator está sujeito a pena de detenção de seis meses a um ano e multa de R$ 5 mil por unidade de animal flagrado com o criminoso.

 

Denuncie

 

Quem fizer o flagrante, deve registrar o criminoso ambiental no momento da infração com fotos ou vídeos, assim como identificar nomes, endereço e encaminhar a denúncia aos órgãos competentes.

 

Conforme a Lei Federal Complementar n° 140/2011, podem atender as demandas de crimes ambientais qualquer um dos seguintes órgãos: 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CipAmb)/Polícia Militar, via NIOP (190); Delegacia de Meio Ambiente (Dema)/Polícia Civil (PC), via 181; Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), pelos fones: (93) 3524-7450/7452/7453; Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), pelo (93) 3522 5452; e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), via “Linha Verde”: 0800 618080.

 

A identidade do denunciante permanecerá em absoluto sigilo.

 

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.