3. Meio Ambiente
  4. Primeira ação do Projeto Caravana Ambiental é realizada em Boa Esperança
Primeira ação do Projeto Caravana Ambiental é realizada em Boa Esperança    Autor: Francileno Rêgo

Primeira ação do Projeto Caravana Ambiental é realizada em Boa Esperança

Neysle Magalhães
Cerca de 80 agricultores, de 16 comunidades, foram beneficiados.

A comunidade de Boa Esperança recebeu na última sexta-feira (1), a primeira etapa do Projeto Caravana Ambiental. Com muita alegria e alta receptividade, pequenos e médios agricultores e produtores participaram do evento que foi o pontapé de um projeto que deve ser estendido em outras oportunidades.

Idealizado pela Prefeitura de Santarém e executado pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma) e Agricultura e Pesca (Semap), em um primeiro momento, o projeto atendeu cerca de 80 famílias, distribuídas em 16 comunidades, tendo como comunidade base o que chamaram de polo Boa Esperança.

Os participantes puderam tirar suas dúvidas sobre Licenciamento Ambiental, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF), queimadas, limpeza de áreas e linhas de crédito, ações que só foram possíveis de serem realizadas pelo envolvimento do poder público municipal e instituições parceiras como Senar, Emater e Sicredi.

A coordenadora do projeto, Milena Fonseca, avaliou como positiva a ação e parabenizou os agricultores que foram em busca de conhecimento e regularização.

"Ficamos muito felizes com a presença dos agricultores, afinal, a caravana foi feita pra eles. Ver o público aqui, interessado, tirando dúvidas, foi muito gratificante. Vamos ter outras etapas do projeto e vamos levar para outras comunidades".

Raimundo Alberto foi um dos participantes, o produtor de Cumaru aproveitou a oportunidade para tirar suas dúvidas e já pensa em expandir a produção.

"Minha ideia é plantar mandioca a partir de agora, somando com minha produção de cumaru e de frutíferas e hortaliças que planto e vendo. Fico feliz em receber esses esclarecimentos e em ter a Semma mais perto da gente. Parabenizo a equipe e agradeço por pensarem dessa maneira, ajudou bastante não somente eu, mas todos os agricultores de Boa Esperança e das comunidades aqui de perto”, disse o agricultor.

Na ocasião, cerca de 30 crianças da Escola Municipal Francisco Pereira Chaves também foram envolvidas, com muita música e animação, aprenderam sobre coleta seletiva, combate às queimadas e a importância da preservação ao meio ambiente.

"Eu aprendi a colocar o lixo nas latas certas. Já sei as cores que tenho que colocar. Agora vou ensinar meus amiguinhos que não vieram e os meus pais”, contou a pequena Maria Júlia.

Por conta da grande demanda, foi acrescentado um novo polo no cronograma de ações. Além de Boa Esperança, Ituqui, Lago Grande, Eixo Forte e Santarém-Mirim, em novembro, a região do Chapadão também será beneficiada.

“Nossa avaliação é muito positiva, de parabéns as comunidades, de parabéns a nossa equipe técnica da Semma, da Semap, Emater, os bancos e o Senar. Positivo e gratificante até pelos resultados que já estamos tendo. Incluímos um novo polo, que é o Chapadão, justamente por ouvir a necessidade daquela população. A ideia é saber o que a população precisa e levar até eles. A proposta é sair da zona de conforto", completou o secretário de Meio Ambiente, João Paiva.