A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou ação de fiscalização na comunidade ribeirinha de Jari do Socorro, ontem, terça-feira, 3. Após denúncia, a equipe constatou incêndio em uma área de vegetação na comunidade, que foi prontamente controlado pelo Corpo de Bombeiros, evitando a propagação das chamas e danos ambientais de maior proporção.
Apesar das diligências realizadas pelos agentes da Semma, não foi possível identificar os responsáveis pelo início do incêndio. O local estava deserto, sem sinais de presença humana ou de propriedades às proximidades.
O secretário municipal de Meio Ambiente, João Paiva, reforçou a importância da colaboração da população para a prevenção de incêndios e a denúncia de atividades suspeitas que possam colocar em risco o ecossistema local.
"Estamos agindo com celeridade para identificar os responsáveis por essas práticas criminosas que destroem nossa natureza e afetam diretamente a saúde de nossa população. Contamos com o apoio da população, comunidades e de órgãos parceiros para garantir a preservação do meio ambiente e o bem-estar de todos", disse.
A Prefeitura de Santarém reitera que, segundo o Decreto Municipal nº 698/2024, queimadas de quaisquer finalidades estão proibidas e configuram em crimes ambientais, podendo acarretar multas e outras penalidades.
Para denúncias de incêndios e crimes ambientais, a população pode entrar em contato com a Semma pelo telefone (93) 99209 4670.