3. Infraestrutura
  4. Nova Moaçara é um legado histórico para a mobilidade urbana de Santarém
Nova Moaçara é um legado histórico para a mobilidade urbana de Santarém Autor: Agência Santarém

Nova Moaçara é um legado histórico para a mobilidade urbana de Santarém

Samuel Alvarenga
Estado e Prefeitura investiram mais de R$ 20 milhões no prolongamento da via.

30/01/2023. Um dia que entra para a história de Santarém, ocasião em que o prefeito Nélio Aguiar e o governador Helder Barbalho entregaram à população a segunda e última etapa do prolongamento da nova Avenida Moaçara, com mais de 6 km de extensão, ligando a cidade de ponta a ponta, da BR 163 (Rodovia Santarém-Cuiabá) à PA 457 (Rodovia Everaldo Martins), que dá acesso à Vila Balneária de Alter do Chão, às comunidades rurais da região do Eixo Forte e, também, ao Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca.

A nova Avenida Moaçara já é considerada o maior projeto de mobilidade urbana do município. Uma obra complexa, orçada em R$ 21.145.769,64, desse recurso R$ 16.916.615,71 investimento do Governo do Estado e R$ 4.229.153,93 contrapartida do Tesouro Municipal. Além de ser uma nova opção, que desafoga a Rodovia Fernando Guilhon para as praias e balneários, ela beneficia diretamente 11 bairros e mais de 60 mil moradores na Zona Oeste de Santarém.

O governador Helder Barbalho, que esteve em Santarém em junho do ano passado, entregando o primeiro trecho, destacou, ao entregar a parte final, que a obra projeta a cidade para o futuro.

"Planejamento urbano é algo que se pensa a longo prazo. Esta obra, sem dúvida nenhuma, coloca Santarém em um novo patamar em relação à mobilidade, porque além de ser uma via que beneficia o turismo, uma vocação natural da cidade, transforma-se em uma alternativa para desafogar o tráfego e oferecer uma nova opção para quem vem pela BR 163, principalmente quem mora em municípios vizinhos como Mojuí dos Campos, Belterra e Rurópolis. Esta será uma nova rota para acessar Alter do Chão, as outras belíssimas praias, como Ponta de Pedras, bairros e comunidades rurais e o nosso Aeroporto", exemplificou o governador.

O prefeito Nélio Aguiar lembrou que a nova Moaçara é a concretização de um sonho presente em seu primeiro plano de governo, quando disputou o cargo de prefeito em 2016. "Lembro que um dos nossos principais objetivos, ao assumirmos a Prefeitura, foi viabilizar esse projeto. Falamos com o governador Helder, ainda em 2018, quando ele foi candidato, e depois de eleito, retomamos esse sonho, assinamos o convênio e hoje, graças a mais essa importante parceria com o Governo do Estado, estamos aqui para poder entregar à população de Santarém esta obra que representa um novo tempo para a mobilidade urbana, pois desafoga o fluxo já bastante congestionado na Fernando Guilhon. É um legado para o futuro, pois esse novo acesso representa mais desenvolvimento para mais de 60 mil moradores, distribuídos em 11 bairros na Zona Oeste", destaca Nélio, que aproveitou a oportunidade para entregar ao governador o documento da área de mais de 13 mil metros quadrados, onde será construída a Usina da Paz, que funcionará em frente ao Residencial Salvação.

Além de pavimentação, numa extensão total de 6,3 quilômetros, a nova Moaçara recebeu sinalizações vertical e horizontal, acostamento, drenagem profunda e pluvial, ciclovia e rotatórias.

Além do governador Helder e do prefeito Nélio, prestigiaram a cerimônia de entrega, vereadores, o deputado federal eleito, Henderson Pinto, deputados estaduais, secretários municipais e de estado, autoridades civis e militares, além de lideranças comunitárias dos bairros que serão diretamente beneficiados e de comunidades da região do Eixo Forte.