1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Infraestrutura
  4. Vice-governadora acompanha obras do Hospital Materno Infantil e reforça investimentos na saúde do Baixo Amazonas
Vice-governadora acompanha obras do Hospital Materno Infantil e reforça investimentos na saúde do Baixo Amazonas Autor: Rony Aires/ CCOM

Vice-governadora acompanha obras do Hospital Materno Infantil e reforça investimentos na saúde do Baixo Amazonas

Neysle Magalhães
Publicado em - Atualizado
Com 75% de execução, unidade terá cerca de 120 leitos e previsão de entrega para junho de 2026, fortalecendo o atendimento materno-infantil em toda a região.

A vice-governadora do Estado do Pará, Hana Ghassan,esteve em Santarém para acompanhar o avanço das obras do Hospital Materno Infantil, um dos principais investimentos em saúde pública no Baixo Amazonas. A visita integra a agenda institucional do Governo do Estado no município e reforça o compromisso com a ampliação e a qualificação da rede hospitalar regional.

Atualmente, a obra apresenta 75% de execução, com previsão de entrega em junho de 2026. Entre os serviços já concluídos estão a fundação, a estrutura, as alvenarias e os revestimentos de paredes do prédio principal, a testagem das evaporadoras do sistema de climatização, além da execução do piso do terceiro e quarto pavimentos.

No momento, os trabalhos concentram-se no revestimento da fachada do bloco principal, na finalização das instalações elétricas, hidráulicas, de combate a incêndio e de gases medicinais, além dos serviços de acabamento, como piso vinílico, cerâmico e pintura. Também estão em execução o forro, as impermeabilizações, a revisão das esquadrias e a instalação das réguas hospitalares. A obra conta atualmente com um efetivo de 227 trabalhadores.

Durante a visita, a vice-governadora destacou a importância estratégica da unidade para a região. “A saúde é uma prioridade do nosso governo. Estamos acompanhando de perto uma obra muito aguardada pela população, com uma força-tarefa para garantir a entrega dentro do cronograma. Investir na saúde é investir na vida e no futuro de Santarém e de todo o Baixo Amazonas”, afirmou.

A nova unidade atenderá, especialmente, mães e crianças de toda a região, oferecendo serviços especializados em saúde materno-infantil. A primeira fase da obra foi realizada em convênio com a Prefeitura de Santarém, garantindo o avanço inicial dos trabalhos. Atualmente, a execução está sob a coordenação da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).

O Hospital Materno Infantil terá aproximadamente 120 leitos, distribuídos entre internação, UTI adulta, UTI infantil, UTI neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) neonatal, UCI Canguru — modelo humanizado voltado para recém-nascidos de baixo peso — e áreas de Pré-parto, Parto e Pós-parto (PPP).

A estrutura contará ainda com quatro salas cirúrgicas, áreas de apoio técnico-logístico, Central de Resíduos e subestação elétrica. No térreo funcionarão as unidades especializadas pediátrica e obstétrica, consultórios, ambulatório, exames de imagem, nutrição, lavanderia, Central de Material e Esterilização (CME) e a Central de Resíduos.

No primeiro pavimento estarão o Banco de Leite Humano, a UTI neonatal, a UCI neonatal, a enfermaria Mãe Canguru, a UTI adulta, a UTI infantil e o laboratório. O segundo pavimento abrigará o Centro de Parto Normal, o Centro Cirúrgico e o Centro Obstétrico. Já o terceiro e o quarto pavimentos serão destinados à clínica pediátrica, com leitos de internação.

Ao todo, serão 8.046,96 m² de área construída, distribuídos em cinco pavimentos, projetados para garantir qualidade, conforto e segurança às pacientes e aos profissionais de saúde.

"É uma grande satisfação acompanhar o avanço das obras do Hospital Materno Infantil, uma conquista histórica para Santarém e toda a região do Baixo Amazonas. Esta unidade vai oferecer atendimento de qualidade para mães e crianças, com serviços especializados que antes só eram acessíveis em grandes centros. Agradecemos ao Governador Helder e a Vice-governadora Hana por serem fundamentais para que esta obra, que tanto esperávamos, saísse do papel, voltasse a execução e hoje esteja caminhando para a conclusão. Em junho de 2026, teremos uma estrutura moderna e completa, garantindo mais saúde, segurança e esperança para nossa população.", enfatizou o Prefeito de Santarém, José Maria Tapajós.  

Além da agenda no Hospital Materno Infantil, a vice-governadora também realizará entrega de carteiras de habilitação do programa CNH Pai D’égua e participará da formatura do Curso de Praças do Corpo de Bombeiros.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.