A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), anuncia a retomada das obras do Centro Integrado de Esporte (CIE), localizado no bairro do Salvação. O equipamento representa um importante investimento em esporte, inclusão social e qualidade de vida, reafirmando o compromisso da Gestão Municipal com a população da zona Oeste do município.
A obra, que esteve paralisada por entraves administrativos, volta a avançar após articulação institucional e decisão estratégica da Prefeitura de Santarém de assegurar sua conclusão com recursos próprios. Sobre esse processo, o prefeito José Maria Tapajós destacou a importância da retomada e o alcance social do projeto. “Uma obra que estava parada, nós conversamos com a Caixa Econômica para que ela pudesse rever a primeira decisão, que foi uma tomada de contas pelo convênio não executado. Felizmente, a gente conseguiu reverter. Então, nós vamos, por conta do Tesouro Municipal, concluir uma obra que vai levar mais de R$ 2.800.000 para ser finalizada. Mas o mais importante é que será uma obra de cunho social, em um bairro que tem ao seu entorno uma população muito grande da zona Oeste”, afirmou o prefeito.

Segundo o gestor municipal, o CIE beneficiará diretamente moradores do Residencial Salvação e de diversos bairros do entorno, como Cidade Jardim, Juá, Alvorada, Conquista e Maracanã. “É um centro de esporte que vai servir não só para o aprimoramento de quem já pratica atividade esportiva, mas também para incentivar ainda mais pessoas a gostar e praticar esporte, com várias modalidades em um espaço pensado exclusivamente para isso”, completou José Maria Tapajós.

O secretário municipal de Infraestrutura, Sérgio Melo, explicou que o CIE foi projetado como um ginásio poliesportivo completo, com características diferenciadas. “O ginásio poliesportivo consiste em uma área coberta, com quadra poliesportiva que possibilita a prática de futsal, voleibol, handebol e basquete. Não é uma quadra comum como as de escolas; é um ginásio especial, preparado inclusive para esportes oficiais, com caráter social, esportivo e semiprofissional”, destacou.

Ainda de acordo com o secretário, o espaço contará com aproximadamente 1.400 m² de área interna, arquibancadas móveis e estrutura versátil para diferentes tipos de eventos. “As arquibancadas são móveis, o que permite a realização de reuniões, eventos e atividades diversas, respeitando as condições do piso. Além disso, o ginásio é totalmente acessível, com vestiários e banheiros adaptados, portas dentro dos padrões de acessibilidade e elevador que garante o acesso de pessoas com deficiência ao segundo piso”, explicou Sérgio Melo.
O segundo pavimento, conforme ressaltou o secretário, também poderá ser utilizado de forma multifuncional. “Esse espaço pode se transformar em arquibancada, área para eventos, academia ou outras atividades. É uma obra versátil, 100% coberta e fechada, com cobertura metálica e ventilação natural, pensada para oferecer conforto sem a necessidade de centrais de ar”, concluiu.

Orçada em R$ 2.718.033,02, a obra tem prazo estimado de execução de seis meses e a previsão é que seja entregue no aniversário de Santarém, consolidando-se como um importante equipamento público voltado ao esporte, à convivência comunitária e à inclusão social.
Autor:
Ronaldo Ferreira/ CCOM