Nesta sexta-feira, 9, a Comunidade Curi, localizada na região do Arapiuns, recebeu o Programa Prefeitura nos Bairros e Comunidades (PPBC) com diversos serviços integrados, descentralizados e gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, assistência social, educação, agricultura e beleza. A iniciativa, realizada na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, reuniu um grande público demonstrando impacto positivo e sucesso. Ao todo, foram realizados 2.913 mil atendimentos.
A iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Semg), se destacou pela diversidade de serviços oferecidos pelas diferentes secretarias municipais, entre elas a de Trabalho e Assistência Social (Semtras), a de Saúde (Semsa) e a de Agricultura e Pesca (Semap), via Coordenadoria de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof), que trabalham de forma integrada. A presença das instituições e órgãos parceiros trouxe comodidade e acesso a serviços essenciais aos moradores.
O evento foi aberto à comunidade em geral, beneficiando mais de 15 comunidades da região do Arapiuns.
“Essa é a primeira vez que a gente recebe esse trabalho aqui na nossa comunidade, está sendo muito produtivo e muito bom para todos, porque a gente não precisa se deslocar daqui até Santarém para conseguir esses serviços,” comentou Antônio da Mota, morador da Comunidade Curi.
Segundo a coordenadora do PPBC, Walkíria Coelho, o programa garante que a Prefeitura chegue às comunidades mais distantes do centro urbano, onde muitas vezes o acesso é limitado. “A ação foi marcada por uma série de serviços gratuitos que beneficiaram significativamente a comunidade local, especialmente, por se tratar de uma área mais distante do centro da cidade. O objetivo do PPBC é esse: descentralizar os serviços e facilitar o acesso da população aos benefícios concentrados em um só local”, disse.
Entre as ações realizadas, destacam-se na área da saúde onde foram ofertadas serviços de atenção primária, entre eles: vacinação, consulta médica e odontológica, emissão do Cartão SUS e dispensação de medicamentos.
A Semtras garantiu a oferta do Cadastro Único, Bolsa Família, escuta psicológica e palestras, emissão de passe livre, dentre outros.
A presença da Polícia Civil e Defensoria Pública Estadual contribuiu para oferecer serviços de emissão de documentos e orientação jurídica à comunidade. A equipe do Instituto Profissionaliza, por sua vez, marcou presença oferecendo serviços de beleza como cortes de cabelo, massagem e design de sobrancelhas.
O agricultor Valdo Pereira, 50 anos, morador da Aldeia Nova Vista, avaliou positivamente a ação, pois, segundo ele, os moradores precisavam, por exemplo, da emissão de documentos pessoais. “Veio em uma boa hora e nós agradecemos muito, porque me ajudou e a minha família também. Foi muito bom e rápido, pois eu já saí com a certidão de nascimento na mão” comentou.
A Semap, por meio do Ciprof, emitiu o CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), um importante documento que permite ao produtor rural acesso a diversos programas estaduais e federais de fomento e apoio aos agricultores familiares.
Para o prefeito de Santarém, José Maria Tapajós que esteve prestigiando a ação, a variedade de atendimentos e o número expressivo de participantes demonstram a importância de aproximar a administração municipal das comunidades rurais. “O PPBC, por meio de diversos órgãos, oferece cidadania à população a fim de garantir a presença do Município. Esse programa de cidadania será contínuo para que se garanta os serviços à população que mais precisa”, destacou.
Durante o evento, foi instalado também um gabinete itinerante, onde o prefeito e os secretários atenderam lideranças de mais de 7 comunidades, buscando soluções para as principais demandas da região do Arapiuns.