Cara Limpa na 7 de Setembro empolgou os foliões com alegria e tranquilidade. A segunda noite de folia em Alter do Chão foi marcada pela valorização da cultura e dos artistas locais na Praça Sete de Setembro. O Coletivo de Mestres fez o público, que escolheu curtir a festa de Cara limpa, dançar em ritmo de carimbo. Ali, a brincadeira foi à moda antiga com direito a blocos tradicionais de carnaval e banda Cintura Fina. A festa íntegra o Santarém Folia 2020 e tem realização da Prefeitura de Santarém.
De acordo com o secretário municipal de cultura, o objetivo é incentivar e reverenciar a produção cultural da região.
“A nossa política, desde 2017, foi voltada para valorização dos artistas locais e regionais e da cultura local. E nós também queremos apresentar para os turistas a nossa cultura, que é o carimbo”, argumentou Luís Alberto Pixica.
O casal João Carlos e Roseli Oliveira escolheu curtir a festa de cara limpa. Eles são paraenses e moram na capital do estado, mas ainda não conheciam Alter do Chão.
“Agora que nós já conhecemos Alter, vamos voltar sempre e recomendar para nossos amigos também. A praia é maravilhosa e a festa está ótima. A gente não costuma participar de carnaval, mas aqui a brincadeira é bem família. Do jeito que a gente gosta”.
A folia animou o público e os empreendedores locais, que aproveitaram o movimento na Praça para vender. Foi o caso da dona Jô.
“Eu vendo Pato no tucupi, maniçoba e vatapá. Tem muita opção aqui para os turistas e eles compram muito, Manaus, são Paulo, Rio. Todos gostam bastante, mas o pato no tucupi é o número um da minha barraca”, conta dona Joana dos santos Vasconcelos.
Em Alter do Chão, o carnaval é democrático. Nos últimos três anos, a Prefeitura de Santarém, por meio da integração de várias secretárias municipais e apoio da coordenação e associação da comunidade, ofereceu duas opções de festa para os brincantes: o Cara limpa, onde a brincadeira de jogar amido de milho nos participantes é proibida e o Mela-Mela, que acontece no Lago dos Botos.Mela-Mela fez os brincantes sambarem na “pipoca” do amido.
No Mela-Mela, o amido de milho é marca registrada. Os participantes vão pular o carnaval fantasiados e levam amido e espuma pra jogar uns nos outros. A brincadeira já é tradição na vila.
A Joyce Mara veio de Oriximiná pra curtir o Carnalter. Ela escolheu brincar no Mela-Mela. “Eu sou mais povão e estou adorando essa brincadeira. Sair toda suja não é problema pra mim, pelo contrário. Isso sim é carnaval de verdade”, disse Joyce Mara de Sousa Lima.
A santarena Soriane também escolheu a folia no Lago dos Botos. “A gente veio pra isso mesmo. Pra se jogar na brincadeira e se melar. Adorei”, conta Soriane Vidal.
No Lago fos Botos, cerca de dez mil foliões participaram do Mela-Mela. Lá, a animação ficou por conta da banda Warilow, DJ Douglas Batidão e Amazon Beach.
“É indescritível a energia desse público. O povo de Santarém é muito festeiro. E estamos muito felizes de participar dessa festa maravilhosa”, disse Anderson Luís, vocalista da banda Amazon Beach.
Hoje (25), o carnaval volta para a Praça de Eventos, com DJ Murilo Gonçalves, Banda Quinta Dimensão e Banda Warilow.
“Santarém tem uma energia maravilhosa e sempre somos muito bem recebidos por aqui e vamos retribuir todo esse carinho com um show bem alto austral na Praça de Eventos, disse o trio de vocalistas da Banda Warilow.
"Nosso Santarém Folia tem sido sucesso e atraído um público espetacular. Todos brincando e se divertindo com segurança e muita paz", destacou o prefeito Nélio Aguiar.
Trânsito Seguro - Agentes de Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), da Ciretran Santarém e de outros Órgãos de Segurança (Polícia Militar , Polícia Civil) atuaram de forma integrada na barreira da PA 457, que liga Santarém a Alter do chão, garantindo assim a segurança de todos.
Foram realizadas 200 abordagens. Sendo 60 carros, 40 motos e
3 ônibus. Trabalho realizado com muita responsabilidade e compromisso.