A Prefeitura de Santarém recebeu mais um veículo doado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), na manhã desta quinta-feira (30). O veículo é uma caminhonete, L200, Triton, cabine dupla, cor branca, ano 2012.
A solenidade ocorreu na sede do MPT, com a presença do Procurador Erik Oliveira; da secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito; coordenadora da Proteção Especial, Adriana Encarnação; coordenadora do Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), Carise Pedroso e equipe.
O Aepeti irá utilizar o automóvel nas ações a partir de agora. “É muito importante essa parceria firmada com o Ministério Público do Trabalho que nos doa esse segundo veículo para ajudar nas ações da Semtras. Esse carro irá contribuir para o enfrentamento do trabalho infantil que deve ser cada vez mais intensificado no município", afirmou a secretária Celsa Brito.
O Procurador do Ministério Público do Trabalho, Erik Oliveira, fez questão de ressaltar a priorização do veículo nas ações de enfrentamento do trabalho infantil no município. A partir do Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, no ano de 2013, através da Resolução nº 08, de 18 de abril de 2013, o Peti foi redesenhado. Esse redesenho compreende estratégias para garantir o enfrentamento do trabalho infantil, por meio de ações estruturantes do Sistema Único de Assistência Social (Suas) com as demais políticas públicas, a fim de se possam realizar ações intersetoriais ante aos desafios da nova dimensão de incidência de trabalho infantil no Brasil.
O MPT entregou o primeiro veículo no dia 19 de julho de 2017 para o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).