4. Prefeitura orienta manipuladores de alimentos que atuam em Alter do Chão

Prefeitura orienta manipuladores de alimentos que atuam em Alter do Chão

Agencia Santarém

A Prefeitura de Santarém, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa),  promoveu na manhã de sexta-feira (8), um ciclo de palestras com orientações destinadas aos manipuladores de alimentos que atuam na Vila balneária de Alter do chão.

Visando a segurança alimentar de moradores e turistas antes, durante e depois da Festa do Çairé, as palestras tiveram como objetivo esclarecer aos profissionais a importância e cuidados fundamentais quanto a higiene, manuseio correto de alimentos, Equipamentos de Proteção Individual (EPI), validade de produtos e acondicionamento adequado para evitar Doenças Transmitidas por Alimentos (TDA).

Participaram ainda a coordenadora do Procon Santarém, Livia Daniel, que destacou a data de validade dos produtos e procedência dos mesmos; o agente federal Gustavo Caminoto que explicou os cuidados na identificação de notas falsas.

De acordo com a médica veterinária da DVS, Cristiane Barbas, a coordenação avalia como positiva a participação de 76 manipuladores na palestra. "Eles tiraram as dúvidas e perguntaram bastante. Isso é bom! Quer dizer que eles estão participando e querem trabalhar direito", ressaltou Cristiane.

Paralelo as palestras, fiscais da vigilância e do Procon intensificaram as fiscalizações em estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes e hotéis da vila.

As fiscalizações continuarão até a Festa do Çairé, que ocorre de 21 a 25 de setembro.