A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reativou a sala de vacina e o cartório de registro civil nas dependências do Hospital Municipal de Santarém Alberto Tolentino Sotelo (HMS). A solenidade aconteceu na manhã de terça-feira (10) e contou com a participação do prefeito Nélio Aguiar, da secretária de Saúde Dayane Lima, do presidente da Câmara Municipal vereador Emir Aguiar, dentre outras autoridades locais.
A reativação dos serviços de vacina e registro civil no HMS ocorreu graças ao empenho e sensibilidade da gestão municipal em garantir a saúde da criança de forma integral, desde o seu nascimento. A certidão de nascimento é um documento de fundamental importância para o pleno exercício da cidadania. Além de comprovar a existência do cidadão, é fundamental para que ele tenha acesso a seus direitos primários, inclusive aos programas de saúde pública. No hospital, o documento será emitido com entrega imediata aos pais.
Com a reativação das salas de vacinas, as crianças nascidas na obstetrícia do HMS já sairão imunizadas pela BCG e Hepatite B e ainda com a certidão de nascimento expedida. “Nós pensamos nas dificuldades desses pais, especialmente os que moram no interior, em ir até um cartório para registrar a criança. As vacinas também são muito importantes e obrigatórias, e estamos passando a ofertá-las no hospital para que esses bebês já saiam daqui imunizados. Essas ações do governo só tendem a garantir a atenção e o cuidado ainda maior com a saúde das nossas crianças proporcionando também maior conforto e comodidade aos pais”, disse a secretária municipal de saúde Dayane Lima.
A dona de casa Luana Santos deu à luz no hospital e saiu de lá com o bebê vacinado e registrado. “Pra gente isso é muito bom. Facilita muito a nossa vida”, garantiu. Ela foi uma das três mães beneficiadas com os novos atendimentos no HMS durante a inauguração dos serviços na manhã de terça-feira.
O prefeito Nélio Aguiar ressaltou que uma das preocupações do governo é garantir o cuidado integral aos santarenos e a inauguração das salas de vacina e registro civil no HMS é uma das formas de melhorar ainda mais essa assistência. “Entendemos que muitos atendimentos no HMS são de pessoas que vêm do interior e sabemos que se torna uma dificuldade para que eles façam tanto as vacinas quanto o registro de nascimento dos recém-nascidos. Fazendo isso logo após o nascimento, disponibilizando esse serviço ainda no hospital, é de fundamental importância para os pais, mas especialmente para a saúde e cidadania dessas crianças”, salientou.
A sala de vacina estará aberta de segunda a sexta-feira, pela parte da tarde, no horário das 14h às 19h. Já o cartório de registro civil vai funcionar de segunda a sexta-feira, pela parte da manhã, das 9h às 11h, para a expedição das certidões de nascimento dos bebês nascidos no HMS.