A Prefeitura de Santarém realizou diversas ações de apoio ao 99º Círio de Nossa Senhora da Conceição, promovido pela Diocese de Santarém. A administração municipal atuou desde organização do trânsito e recuperação de vias, no trajeto da procissão, até o dia do evento, disponibilizando serviços de saúde, por exemplo.
A primeira ação foi na Avenida Tapajós, em uma das vias por onde a procissão passa. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) fez reparos na avenida e paralisou momentaneamente as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para que estivesse apta a receber a romaria, sem a necessidade de mudança no trajeto. Nas demais ruas que compõem o percurso da procissão, foi feita a limpeza antes e depois do evento. A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) fez a poda das árvores do trajeto. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) fez toda a organização do percurso e a alteração do percurso de dos transportes coletivos para a trasladação e para o Círio.
Ainda na tarde de sábado (25), o Círio Fluvial, teve apoio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), na organização. Para a trasladação da imagem de Nossa Senhora da Conceição, no início da noite, foram usados castiçais produzidos pelas famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), doados à Diocese. Já para o Círio, a Semtras doou ventarolas para amenizar o calor dos romeiros e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibilizou ambulâncias para atender mais rapidamente as pessoas que, porventura, passaram mal por causa do calor, cansaço e outros fatores, em parceria com o Corpo de Bombeiros, totalizando 150 profissionais entre socorristas, enfermeiros e técnicos em enfermagem.