A Vila de Alter do Chão e a comunidade São José (região de planalto - BR 163), devem ganhar em breve novas Unidades Básicas de Saúde (UBS's). A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), assinou, no dia 22 de fevereiro, as ordens de serviços para a construção das duas UBS's que vão beneficiar essas localidades.
As obras das duas unidades estão orçadas em R$ 445.634,14 (quatrocentos e quarenta e cinco mil, seiscentos e trinta e quatro reais e quatorze centavos) cada uma e devem ser executadas pela Construtora Tupaiu, que foi quem ganhou a licitação para o serviço. O prazo para a execução das obras é de até 240 dias. As duas UBS's devem seguir o padrão UBS Porte I, do Ministério da Saúde, e terão área construída de 497,24m², com três módulos, sendo: 1 consultório médico, 1 consultório odontológico, 1 consultório ginecológico, sala de vacina, sala de curativo, farmácia, sala de procedimentos e sala de apoio.
Tanto no São José, quanto em Alter do Chão, a população é atendida em Unidades que funcionam em imóveis alugados. Com a construção de prédios próprios, além da economia para o município, a população terá um local mais adequado, com instalações novas que trarão maior qualidade ao atendimento.
O secretário municipal de Saúde, Edson Ferreira Filho explicou que os prédios terão toda a infraestrutura necessária para atender a população, da melhor maneira possível. "O governo municipal está preocupado com a saúde da nossa população, tanto que está tomando providências para melhorar esse atendimento, a cada dia. A Semsa está expandindo as equipes de saúde da família, estamos com uma nova administração no Hospital Municipal, estamos construindo novas UBS's, dentre outros. Isso mostra a preocupação do Prefeito Nélio Aguiar com a saúde do povo santareno", destacou.