1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Plano Municipal de Arborização inicia coletas de sementes para produção de viveiros
Plano Municipal de Arborização inicia coletas de sementes para produção de viveiros Autor: Desconhecido

Plano Municipal de Arborização inicia coletas de sementes para produção de viveiros

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Coletar as sementes é a segunda etapa do Plano Municipal de Arborização de Santarém que iniciou nes...

Coletar as sementes é a segunda etapa do Plano Municipal de Arborização de Santarém que iniciou nesta quinta-feira (23). A ação é realizada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio).

 A acadêmica de biologia da Ufopa Taciane Moreira é uma das voluntárias do Projeto. Para ela, uma oportunidade fundamental para a aplicação de outra pesquisa que está desenvolvendo: “Além da seleção de sementes, estamos registrando o levantamento de dados de cada árvore. Estou fazendo uma pesquisa para a arborização do Residencial Salvação e é uma experiência que vai enriquecer o meu trabalho de conclusão de curso.”

 Segundo a bióloga da Semma, Suelem Silva, em setembro e outubro deste ano foi realizada a primeira etapa, quando foi organizado o mapeamento das árvores matrizes no município, aquelas que serão base para a coleta de frutos para a produção de mudas.

 “O plano é baseado no Projeto Floresta Urbana, resultado de pesquisa de acadêmicos da Ufopa que apontou a necessidade da adequação da arborização no município. Após a coleta, as sementes passarão por tratamento para a produção de mudas em viveiros que serão instalados no Parque da Cidade”, disse Suelem Silva.

 Hoje as equipes formadas por técnicos da Semma, Ideflor e acadêmicos da Ufopa realizaram as coletas ao longo da PA-457, Rodovia Everaldo Martins, região do Eixo-forte. Já amanhã (24), a coleta será concentrada nos bairros santarenos.

 

 Plano Municipal de Arborização

 É um projeto piloto de médio prazo com uma execução prevista em 3 anos, realizando inventários, diagnósticos, escolha de espécies, produção de mudas em viveiro de espera, treinamentos, ações sociais, correção e a implantação da arborização urbana.

 Dentre os primeiros bairros que serão contemplados estão: Centro, Mapirí, Liberdade, Salé, Laguinho, Fátima, Aldeia, Santa Clara, Aparecida e Jardim Santarém.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.