Um dos principais cartões postais da cidade de Santarém passa por revitalização e reestruturação. A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), vem realizando nos últimos dias serviços em vários setores como: Pista de Caminhada, Praça, Paisagismo do espaço, Roçagem e Podagem das árvores. Os serviços visam proporcionar um ambiente diferenciado, limpo e aconchegante.
Situado entre as Avenidas Bartolomeu de Gusmão, Barão do Rio Branco e Travessa Sérgio Henn, o Parque da Cidade é uma área recreativa paisagística que diariamente recebe mais de 2 mil pessoas no horário de 6h às 21h. No final de semana o fluxo de visitantes aumenta sendo comum a presença de famílias.
De acordo com a coordenadora do Parque da Cidade, Hellainy Barbosa, os trabalhos fazem-se necessário no logradouro. Segundo ela, com a revitalização o local ficará mais seguro e atrativo para as famílias. "Estamos realizando estas melhorias visando o bem-estar da população de Santarém. Tendo em vista que a população merece um local limpo agradável e bonito para a prática de esportes, confraternização em família, amigos e estudos", concluiu.
Pista de caminhada
O primeiro setor a receber os serviços foi a Pista de Caminhada. O espaço recebeu sinalização de extremidade, meio e pintura de metragem. Ganhou ainda melhorias na iluminação por meio de trocas de lâmpadas que estavam queimadas. Além da Semap, o serviço ocorreu em conjunto com as Secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT), Infraestrutura (Seminfra) e pelo Núcleo de Esporte e Lazer (NEL).
O trabalho no local teve como finalidade melhorar a acessibilidade e o atendimento aos usuários permitindo mais mobilidade e comodidade. O Parque da cidade conta hoje com 1.500 km de trilha asfaltada, além de 5 km de trilha na mata.
Para proporcionar mais conforto ao lazer dos frequentadores, os brinquedos da praça do Parque da Cidade também receberam serviços de revitalização no último final de semana.
Roçagem e Podagem
Uma frente de serviço da equipe de Arborização da Semap que é responsável em realizar a manutenção de praças, rotatórias e podas de árvores intensificou nos últimos dias os trabalhos de roçagem, manutenção física e poda das árvores na área interna do Parque. Os serviços de conservação e melhorias no espaço visam garantir aos visitantes um lugar mais limpo e agradável.
No entorno das trilhas a vegetação foi podada facilitando a visibilidade dos caminhantes. Mensalmente o local recebe os serviços de manutenção. Porém, nos meses de janeiro e fevereiro os trabalhos são intensificados em virtude do inverno amazônico. O objetivo principal é dar mais segurança a todos.
Paisagismo
No que tange ao paisagismo, o local recebe constantemente plantação de mudas de árvores com sombreamento, bem como a manutenção dos jardins. Os serviços realizados tem o objetivo de proporcionar um ambiente diferenciado.
Na quarta-feira (13), 24 Ipês Rosa foram plantados ao lado do campo externo por técnicos da Semap. O plantio de árvores, além de ser um ato de cidadania, melhora a qualidade de vida, pois contribui para:
"Tivemos o intuito de realizar um paisagismo e sombreamento no campo externo do Parque da Cidade. O Paisagismo irá contribuir harmonicamente com o ambiente e beneficiar aos frequentadores do campo e toda a população que transita no local um lugar mais arejado", ponderou o Técnico da Semap, Flávio Nascimento.
O local receberá serviços de limpeza, pinturas, substituição das lixeiras, troca de bancos, reparos e podagem da vegetação do local. O objetivo é entregar à população, o espaço mais atraente e remodelado que sirva como opção de lazer e de prática esportiva, tanto para as crianças, como para a população, em geral. A intenção é tornar a praça um lugar cada vez melhor, agradável e bom para se viver.
Sobre o Parque
O Parque da Cidade é uma área pública, usada pelos santarenos para atividades físicas, como corrida e caminhada. Diariamente, muitas pessoas utilizam o espaço para garantir uma vida mais saudável. O local concentra várias espécies de plantas nativas da região. O local conta hoje com 1.500 km de trilha asfaltada, além de 5 km de trilha na mata. Integram ainda a estrutura dois viveiros com cerca de 15 mil mudas, malocão, prédios administrativos e um espaço para eventos.
Qualquer pessoa pode usar esses espaços, todavia a recomendação é que a utilização seja solicitada via ofício ou comunicada à coordenação, a fim de que não haja conflitos entre eventos no mesmo horário. A equipe administrativa do Parque realiza atendimento de 8h às 14h. Dúvidas e informações podem ser sanadas nas guaritas da entrada.