O primeiro dia de matrículas aos cursos ofertados pela Escola Municipal de Artes Prof. Emir Hermes Bemerguy foi bastante concorrido. Desde o início da manhã desta segunda-feira (5), dezenas de pessoas já se aglomeravam em frente à secretaria da escola para não correrem o risco de perder as vagas para os cursos almejados.
Para Andressa Martins Marques, que foi até a Escola de Artes em busca de vagas para os irmãos adolescentes, os cursos de música, dança, artes plásticas e teatro gratuitos chegaram em boa hora. "Eles sempre tiveram vontade de fazer cursos ligados à arte, mas devido à dificuldade financeira, nós não tínhamos condições de pagar para eles. Mas agora, com essa oportunidade que está sendo dada pela Escola de Artes, nós estamos aqui em busca de vagas, para que eles tenham possibilidade de aprender e futuramente ajudar projetos sociais da nossa própria comunidade e, quem sabe, até isso possa se tornar uma profissão mais tarde", declarou.
Andressa matriculou a irmã de 13 anos para o curso de ballet e o irmão, de 11 anos, no curso de violão, que têm aulas duas vezes por semana.
A coordenadora da Escola de Artes, professora Monique Marinho, lembra que as inscrições estão programadas para encerrar na sexta-feira (5), mas pode ser que as vagas para determinados cursos encerrem antes devido à grande procura, como violão, por exemplo. "A procura está intensa desde o início da manhã desta segunda-feira e nós ficamos muito felizes em ver que a comunidade santarena acredita no trabalho que a Escola de Artes vem realizando. É imprescindível que os pais ou responsáveis tragam as cópias dos documentos necessários para as matrículas e também para rematrículas dos nossos alunos", destacou Monique Marinho.
Os documentos necessários para matrícula e rematrícula são: RG ou Certidão de Nascimento (cópia), CPF (cópia), comprovante de residência (cópia) e uma foto 3x4. A Escola de Artes fica localizada na Rua Hortência, esquina com Alameda Três, bairro Jardim Santarém. O horário de funcionamento esta semana é de 8h30 às 12h. As aulas de 2018 iniciam na segunda-feira (13).
Cursos ofertados:
Musicalização Infantil – 80 vagas – público a partir de 5 anos
Flauta Doce – 80 vagas – público a partir de 7 anos
Violão – 200 vagas – público a partir de 10 anos
Canto coral – 60 vagas – público a partir de 16 anos
Artes plásticas – 40 vagas – público a partir de 8 anos
Teatro – 60 vagas – público a partir de 7 anos
Ballet – 90 vagas – público a partir de 5 anos
Jazz – 90 vagas – público a partir de 5 anos
Danças Urbanas – 90 vagas – público a partir de 13 anos
Sapateado – 20 vagas – público a partir de 12 anos.