Prefeito Nélio ratifica parceria com Sérgio, novo presidente do SirsanO prefeito Nélio Aguiar participou da posse da nova diretoria do Sindicato Rural de Santarém (Sirsan), para o biênio 2020-2021. A entidade, fundada em 1979, representa os produtores que atuam na microrregião composta pelos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos. A solenidade ocorreu nesta quarta-feira (19), no anexo ao Parque de Exposições Alacid Nunes.
O novo presidente do Sindicato, o engenheiro agronômo Sérgio Schwade, reiterou o compromisso com os produtores rurais, o fortalecimento da entidade e o desenvolvimento sustentável.Adriano empossa Sérgio, novo presidente
"Vamos, com toda certeza, atuar para fortalecer o Sindicato e o trabalho desenvolvido pelos produtores rurais. Vamos expandir nossas ações, buscando investimentos que beneficiem os três municípios, iremos desenvolver a pesquisa para melhorar a produção, estando mais próximos das universidades", garantiu.
Menos burocracia. Mais desenvolvimento
A atual gestão vem eliminando os entraves que impediam as atividades dos produtores. Por meio do diálogo mútuo e consciência ambiental foram cessados os autos de infrações.
Em parceria com a entidade, foram promovidas capacitações para a classe de pequenos produtores, com o objetivo de incentivar a regularização ambiental, facilitando a abertura de créditos juntos as instituições financeiras.
O prefeito Nélio Aguiar destacou a ação articulada entre os três municípios - Mojui dos Campos, Belterra e Santarém - com o objetivo de contribuir para análise e validação do Cadastro Ambiental Rural - CAR.Nélio destacou crescimento econômico de Santarém
"A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), buscou junto ao governo do Estado a descentralização da análise e validação do CAR, garantindo maior celeridade aos processos", informou Nélio.
Junto às instituições financeiras e representantes das Secretarias de Meio Ambiente de Mojuí dos Campos e Belterra, a Prefeitura de Santarém, por meio da Semma, participou de audiências em Belém, junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), uma resposta rápida na análise do CAR para que os produtores não perdessem e não deixassem de ter direito aos créditos junto as instituições financeiras.
Sem dúvidas, um dos maiores avanços promovidos pela administração municipal, segundo Nélio, foi a inovação tecnológica, através do sistema on line de licenciamento ambiental, que garante maior celeridade nos processos e segurança jurídica a quem pretende investir no município.
"Por isso estendo e renovo o convite à nova diretoria para que estejamos juntos, em parceria, atuando para destravar, dentro da legalidade, os processos, para que o produtor rural, seja da pecuária ou da nossa agricultura, possa investir cada vez mais, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do nosso município e da nossa região", explica o prefeito.
Participaram da posse da nova diretoria do Sirsan, autoridades civis e militares, além de produtores rurais.