A Noite de sábado (18) a Praça Barão de Santarém foi palco de diferentes apresentações artísticas culturais promovidas pelo Centro Cultural Afro Religioso "Ille Ase Oto Sindoyá" e Associação Afro Religiosa do Oeste do Pará (Afropa) no apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
A ação foi alusiva a data 20 novembro, dia nacional da Consciência Negra. "Foi positiva o evento com a participação do público diferenciado, o que atendeu a proposta da organização, quanto mobilizou e sensibilizou a sociedade, retratou a importância do negro para a cultura na história da nossa cidade e do nosso País.
A atividade iniciou com arrastão, os grupos de capoeira de Santarém farão uma grande roda, depois prosseguiu com diferentes atividades, de exposição de artes, arte cênica, desfile de beleza, relatos dos principais fatos de luta contra o racismo, a discriminação racial entre outras atividades. Além da expressiva interpretação de Cristina Caetano das músicas, no Show Brasil Mestiço. E sem dúvida o apoio do governo municipal foi fundamental", informou a coordenação do evento, Paulo Araújo.