Agora, o Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo oferece aos pais dos bebês que nascem na obstetrícia a possibilidade de vacinar o recém-nascido e emitir a certidão de nascimento. Essa novidade garante mais segurança e proteção às crianças, além de conforto para as famílias.
A Prefeitura de Santarém e a direção do HMS inauguraram os espaços ontem, terça-feira (10). Na ocasião, o prefeito Nélio Aguiar e a secretária de saúde, Dayane Lima, destacaram a importância da imunização imediata aos recém-nascidos. Também estavam presentes os vereadores Emir Aguiar; Tadeu Cunha; Ronan Liberal; Alysson Pontes; Didi Feleol; Ronan Liberal e Maria José Maia, além do Conselho Municipal de Saúde.
Para o prefeito, são dois projetos importantes com foco em humanização e garantia da cidadania para aqueles que precisam do Sistema Único de Saúde (SUS). "Nós não medimos esforços para ofertar um leque de serviços de qualidade", enfatizou.
Passo a passo dos novos atendimentos
A certidão de nascimento pode ser emitida na recepção do HMS, pela Avenida Presidente Vargas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h. Os documentos necessários para o registro civil são: certidão de casamento dos pais, caso sejam casados legalmente entre si; caso não sejam casados, deverá ser apresentada a identidade de cada um e a Declaração de Nascido Vivo (DNV), fornecida pelo Hospital (guia amarela).
A secretária de Saúde ressaltou que a sala de vacinação ficará dentro do setor de obstetrícia e que fará parte do fluxo de acolhimento da equipe de enfermagem. "O bebê, após 24h do nascimento, será vacinado. Sabemos que, por exemplo, a BCG e a dose contra a hepatite são extremamente importantes aos pequenos e quanto antes forem aplicadas ajudarão a manter a saúde do recém-nascido", lembrou.
Serviço garantido à população
O casal Emerson Maia dos Santos e Luana dos Santos registraram o filho no hospital. O pai do pequeno Ederson Lucas Maia dos Santos, oficialmente registrado na inauguração do cartório, conta que não esperava ter acesso a emissão da certidão de nascimento na unidade de saúde.
"É muito legal essa iniciativa, nos ajuda muito. Principalmente a diminuir nas despesas para chegar até o cartório", relatou.
Ellen Paula levou seu bebê para ser imunizado na nova sala de vacinação. Mãe pela primeira vez, ela conta que estava preocupada sobre a vacinação do filho. "Vai facilitar a minha vida, porque é mais difícil ir atrás da vacina no posto. Aqui não, está bem perto. É uma ajuda muito importante", comemorou.
Natashia Santana - Assessora de Comunicação HMS/UPA 24h