Quarenta e duas crianças matriculadas no 5º ano da Escola Municipal Prof Deuzuita Freire de Matos tiveram uma aula diferente nessa sexta-feira (06). Hoje ninguém precisou levar caderno porque a aula não foi dentro da escola. Logo que chegaram, as crianças embarcaram no ônibus escolar para visitar os principais pontos turísticos da área urbana de Santarém.
A primeira parada foi a Praça Vera Paz, depois as crianças seguiram para o Mercado do peixe, Mercadão 2000, Praça do Centenário, Praça do Pescador, Terminal Fluvial Turístico, Centro Cultural João Fona, Praça Barão de Santarém e Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós.
A Maria Izadora, de 11 anos, foi uma das participantes. Ela ficou encantada com o passeio. “Eu to muito feliz de poder passear por esses lugares. Eu nunca tinha vindo na Praça do Centenário e nem no Centro Cultural João Fona e agora eu já sei, quero conhecer muito mais”, disse a estudante.
Um dia antes do passeio, os técnicos da Semtur visitam a Escola contemplada e realizam uma palestra sobre a importância de valorizar e preservar os atrativos naturais e culturais da cidade. Foi o que aconteceu na quinta-feira (05) na Escola Prof Deuzuita Freire de Matos. Depois de aprender sobre os atrativos de Santarém, é hora de conhecer tudo de perto.
Para a coordenadora da Escola, Patrícia Freitas, a experiência foi inédita para a maioria dos estudantes. “Esse projeto é muito importante para que os alunos conheçam os pontos turísticos da cidade e valorizem a nossa cultura. Muitos ainda não tiveram a oportunidade de visitar as nossas praças e nem os monumentos históricos da cidade. Por isso eles ficaram eufóricos e maravilhados e de poder vivenciar de perto toda essa cultura”, disse.
A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Esse ano mais de 350 crianças foram atendidas pelo Projeto, que tem como objetivo o estimulo ao interesse dos pequenos pela atividade turística na cidade para que entendam a necessidade de preservar os atrativos naturais e culturais da região.
“Nós esperamos que essas crianças sejam multiplicadoras do conhecimento que adquiriram com o Projeto. Que elas possam passar frente essa proposta de valorização e preservação. E esse ano foi muito produtivo! Nós conseguimos alcançar um grande número de estudantes e muitos visitaram pela primeira vez os pontos turísticos de Santarém”, disse o secretário municipal de turismo, Diego Pinho.
A ação na Escola do bairro Área Verde encerra as atividades do Projeto Turismo na Escola em 2019, mas o trabalho continua em 2020 para levar mais conhecimento até as crianças matriculadas na rede municipal, principalmente para aquelas que vivem em regiões periféricas e em comunidades rurais de Santarém.