4. Çairé é o tema do projeto Turismo na Escola do mês de setembro
Çairé é o tema do projeto Turismo na Escola do mês de setembro Autor: Desconhecido

Çairé é o tema do projeto Turismo na Escola do mês de setembro

Alunos da Escola Frei Fabiano Merz participam de palestra sobre o Çairé, desenvolvido pelo projeto Turismo na Escola, da Semtur. Foto-Tadeu Pinho/Semtur

Como forma de oportunizar aos alunos da rede municipal de ensino a vivência turística da maior manifestação cultural e religiosa do povo Borari, o Çairé, na Vila Balneária de Alter do Chão, em Santarém, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), promoveu na manhã desta quarta-feira (18) uma palestra sobre a manifestação folclórica e religiosa do Çairé, na Escola Frei Fabiano Merz, com a realização de mais uma etapa do projeto Turismo na Escola. O projeto acontece em dois dias. Na quinta-feira (19), os alunos participarão da abertura oficial da festa, em Alter do Chão.

Para o secretário de Turismo, Diego Pinho, esse momento da palestra é para que os alunos entendam o significado da festa e percebam a sua importância para a cultura e o turismo de Santarém. “Sabemos a importância desta festa para a preservação do patrimônio cultural dos Borari e isso a gente faz demonstrando para as pessoas o verdadeiro valor dessa manifestação tão rica de símbolos e ritos. O Projeto Turismo na Escola cumpre esse papel apresentando por meio da palestra como é a festa. Amanhã irão vivenciar o que conheceram através dos conteúdos abordados pelos nossos técnicos”, destacou o secretário.

De acordo com a coordenadora de Eventos da Semtur, Cássia Mendonça, os alunos participarão de todos os ritos de abertura do Çairé. “Os alunos participarão desde a busca dos mastros na Praia da Gurita, até o corte da fita”, explicou.

O projeto Turismo na Escola visa sensibilizar alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino sobre a importância do turismo, assim como a conservação e valorização do patrimônio histórico, cultural e ambiental de Santarém. O projeto é uma oportunidade de estimular ainda mais o processo ensino aprendizagem e despertar o sentido de pertencimento, fundamental na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento do município.