1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Alunos da escola Frei Fabiano Merz participam de vivência turística na abertura do Çairé 2019
Alunos da escola Frei Fabiano Merz participam de vivência turística na abertura do Çairé 2019 Autor: Desconhecido

Alunos da escola Frei Fabiano Merz participam de vivência turística na abertura do Çairé 2019

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Alunos da Escola Frei Fabiano vivenciaram na prática a festa do Çairé. Foto-Júnior Aguiar/Semtur Sob...

Alunos da Escola Frei Fabiano vivenciaram na prática a festa do Çairé. Foto-Júnior Aguiar/Semtur

Sob um forte sol da manhã desta quinta-feira (19), a Vila Balneária de Alter do Chão, em Santarém recebeu um número expressivo de visitantes e turistas na abertura do Çairé 2019. Dentre os visitantes, estiveram presentes alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Fabiano Merz, que foram conhecer de perto, além de vivenciar os “ritos do Çairé”, por meio do projeto Turismo na Escola, da Prefeitura de Santarém, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com a Secretaria de Educação (Semed).

O Projeto Turismo na Escola, edição do Çairé, oportuniza aos educandos um aprofundamento na cultura religiosa e folclórica do povo Borari, uma imersão em uma história de mais 300 anos, dos moradores da Vila Balneária de Alter do Chão, que para o secretário de Turismo, Diego Pinho, é uma garantia de repasse de conhecimentos não só de geração em geração para os moradores de Alter, mas também para que os santarenos se sintam responsáveis em preservar a cultura Borari.

“Trouxemos os alunos da Escola Frei Fabiano, como forma de garantir que eles vivenciem essa cultura tão rica do povo Borari, que é o Çairé, pois um dos objetivos do Turismo na Escola é os alunos perceberem a importância da preservação e a valorização do patrimônio histórico, cultural e natural de Santarém e essa é uma grande oportunidade para que nossos alunos se sintam responsáveis em manter viva essa esta tradição da Festa do Çairé”, explicou.

A professora Iêda Maria Costa Pinto falou que o aprendizado sobre a cultura Borari foi importante, desde a palestra sobre a manifestação folclórica e religiosa do Çairé, ministrada na sala de aula. “Esse momento foi tão valioso para as nossas crianças, inclusive tivemos crianças que nunca tiveram oportunidade de vir a Alter do Chão e prestigiar esse grande evento cultural e é um privilégio para a nossa escola ser convidada para participar deste momento de grande festa para o povo de Alter. Foi um grande aprendizado sobre a cultura Borari, desde a palestra ontem em sala de aula até a vivência deste momento aqui em Alter”, enfatizou.

Iêda Maria Costa Pinto, professora do educandário, falou sobre o aprendizado da cultura Borari. Foto-Júnior Aguiar/Semtur

Para a aluna Emanuele da Silva Moreira, o Çairé é um evento de muita grandiosidade. "Já tinha vindo nessa abertura e sempre achei muito legal. Participei do 'levantamento dos mastro' e as mulheres perderam, mas aqui é um evento de muita criatividade e tudo vale a pena participar. A gente estudou muito ontem, na palestra sobre a cultura do Çairé e já viemos entendendo o que é o Çairé e ver com nossos próprios olhos a grandiosidade deste evento", relatou.

A aluna Emanuele Moreira destacou a grandiosidade do evento. Foto-Júnior Aguiar/Semtur

Os alunos participaram da procissão da busca dos Mastros, do hasteamento do pavilhão Nacional, do enfeite dos troncos e do levantamento dos mastros. Os alunos farão ainda uma produção textual sobre o que presenciaram no evento.

Secretário de Turismo, Diego Pinho, alunos e professores. Foto-Júnior Aguiar/Semtur

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.