4. Ações de saúde e recreação marcam Dia Nacional da Pessoa Idosa em Santarém
Ações de saúde e recreação marcam Dia Nacional da Pessoa Idosa em Santarém Autor: Desconhecido

Ações de saúde e recreação marcam Dia Nacional da Pessoa Idosa em Santarém

A Prefeitura de Santarém, através da Divisão Técnica (DT), setor ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu na quarta-feira (27), a abertura da programação em alusão a Semana da Pessoa Idosa.

Mais de 300 idosos participaram da abertura que foi realizada no Centro de Convivência do Idoso (CCI), e contou com serviços de saúde, estética e apresentações lúdicas, com o objetivo de proporcionar a esse público diversas atividades e inseri-los na sociedade com palestras motivacionais. Segundo a coordenação, mais de 475 atendimentos foram realizados no dia 27.

Na quinta-feira (28), as atividades foram direcionadas aos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), com consultas médicas, atendimentos de enfermagem, odontológicos e educação em saúde.

A programação da Semana Nacional da Pessoa encerrou na sexta-feira (29), com uma capacitação para médicos e enfermeiros da Atenção Básica (AB) e Equipe do Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF). A capacitação visa melhorar os atendimentos prestados a esse público, observando os direitos da população idosa. Na oportunidade, 101 profissionais foram capacitados.

Simara Liberal, coordenadora da DT, destacou a programação que visou dar assistência diferenciada aos idosos do município. "A Secretaria Municipal de Saúde idealizou essa programação com o objetivo de levar a população idosa um atendimento à saúde, e capacitar os profissionais tanto da saúde quanto da assistência para otimizar esses serviço para essa população que merece muito respeito, escuta e principalmente um atendimento qualificado. Foi de extrema importância e gratificante para o município", ressaltou.

Segundo o advogado de direitos do idoso, Dulfe Marinho, a grande problemática no que se refere ao estatuto do idoso em Santarém é a falta de conhecimento. "Não temos material impresso com o estatuto em repartições públicas e privadas. Hoje em dia a internet ajuda na propagação desses direitos. Então, quem puder baixar o estatuto já é uma maneira de divulgar. As pessoas só tem conhecimento sobre os direitos dos idosos, quando se apresentam situações delicadas."

O Município conta ainda com o Centro de Referência em Saúde do Idoso, que atende demanda referenciada onde são oferecidos serviços especializados para esse público, como: Endocrinologia, dermatologia, pneumologia, além de um clinico geral com ênfase em geriatria. O centro está localizado na avenida São Sebastião, antiga clínica Santa Rosa de Lima.

confira mais fotos aqui